Já imaginou comprar um tanque de guerra para assustar os vizinhos? Pois é, isso não é 100% impossível. A alguns minutos de Old Orchard Beach, no Maine, nordeste dos Estados Unidos, uma empresa chamada Howe & Howe passou a fabricar veículos sobre lagarta (que podem ser tanques, tratores ou transportadores com esteiras) para civis.

Originalmente construídos para combate em terrenos irregulares, os tanques do tipo Ripsaw podem acomodar até quatro pessoas em sua versão “não-militar”. O mais recente, o EV3-F4, possui um motor V8 6.6 de 800 cv no centro do veículo, chegando à velocidade máxima de 96 km/h.

De acordo com a Textron Systems, empreiteira militar que comprou a Howe & Howe em 2018, esta besta de 4.535 kg é “o veículo sobre lagartas mais rápido do mundo”. Para se ter uma ideia, o tanque possui capacidade para 64 galões de combustível (o equivalente a 242,3 litros).

Tanque de guerra Howe & Howe EV3-F4
Imagem: Howe & Howe/Divulgação

Espaço interno e cabine de controle sofisticados

Por dentro, o EV3-F4 é bastante estável. A cabine de passageiros “flutuante” é isolada por uma suspensão pneumática e inclui portas gullwing (aquelas que abrem para cima, como no Mercedes-Benz 300SL) e acabamento em pintura preta fosca.

publicidade

Em tempos de inverno, o para-brisa pode ser aquecido, as lâmpadas LED de alta intensidade cobrindo o veículo por inteiro. Quem comprar o tanque de guerra “doméstico” ainda terá um painel com barra de luz infravermelha, um refletor e uma câmera termográfica.

Tanque de guerra Howe & Howe EV3-F4
Imagem: Howe & Howe/Divulgação

A cabine de controle, por sua vez, é mais refinada e apresenta assentos de couro aquecidos na frente e um sistema de intercomunicação de aviação Bose compatível com rádio VHF e estéreo. Todos os controles e câmeras são ligados a uma tela touchscreen 12” da Garmin, que possuem filtros para torná-los compatíveis com óculos de visão noturna.

Ficou interessado em comprar o tanque de guerra? Se sim, basta desembolsar US$ 425 mil (ou R$ 2,3 milhões em conversão direta, sem taxas nem importação). Está lá, disponível para leilão na plataforma da Hemmings.

Via Auto Evolution

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!