A Pfizer entrou em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (28) para solicitar uma alteração na bula de sua vacina contra a Covid-19. A farmacêutica solicitou à agência a inclusão da terceira dose, ou dose de reforço, do imunizante.

A Anvisa tem até 30 dias para analisar o pedido da mudança na bula da vacina da Pfizer, porém, o prazo pode ser suspenso ou ampliado caso haja necessidade de complemento das informações por parte da farmacêutica estadunidense.

publicidade

A empresa embasou o pedido de alteração da bula em estudos realizados nos Estados Unidos, África do Sul e Brasil, onde voluntários receberam as doses de reforço. Por aqui, os protocolos para a realização dos testes já tinham sido autorizados pela Anvisa anteriormente.

Preferida para dose de reforço

Pessoa transfere vacina contra Covid-19 da Pfizer para seringa
Imunizante da Pfizer é a vacina preferencial para aplicação da terceira dose. Crédito: Seda Servet/Shutterstock

No Brasil, a vacina da Pfizer já é o imunizante preferencial para aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19, isso independente de qual imunizante tenha sido aplicado nas duas primeiras doses. Caso falte a vacina da Pfizer, recomenda-se o uso das vacinas da AstraZeneca ou Janssen.

No momento, o Brasil já está aplicando a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 70 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. Nesta terça-feira (28), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aumentou o público-alvo desta fase da imunização.

Leia mais:

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Queiroga anunciou que, até o final de setembro, deve ser iniciada a aplicação da dose de reforço em pessoas com mais de 60 anos. De acordo com o ministro, atualmente, o Brasil tem cerca de 7 milhões de cidadãos nesta faixa etária.

A recomendação do Ministério da Saúde é que as doses de reforço sejam aplicadas seis meses após a segunda dose.

Via: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!