Há décadas, a Holanda se orgulha de ter a população considerada a mais alta do mundo. De acordo com o Escritório Central de Estatísticas dos Países Baixos (CBS), os holandeses têm estatura maior do que pessoas de outras nações desde 1958.

No entanto, um estudo recente aponta que a última geração diminuiu de tamanho em comparação à anterior. Em média, os homens estão 1 cm mais baixos, e as mulheres perderam 1,4 cm.  

publicidade
Homens e mulheres nascidos na Holanda nos anos 2000 perderam estatura em relação aos nascidos na década de 1980. Imagem: Andrei Korzhyts – Shutterstock

Embora existam muitas linhas de pesquisa tentando encontrar um motivo para isso, especialistas garantem que nada ainda é 100% conclusivo.

Holandeses são o povo mais alto desde o século passado

Em seu site, o CBS informa que a tendência para uma estatura mais alta na Holanda começou há aproximadamente um século. O escritório promove censos de saúde a cada quatro anos, que incluem a medição da estatura.

publicidade

De acordo com o último levantamento, em 2020, os homens holandeses de 19 anos alcançaram uma altura média de 1,829 metros, enquanto a altura das mulheres da mesma foi de 1,693 m.

Geração a geração, o crescimento dos holandeses tem uma progressão contínua e rápida, com uma média de 8,3 cm adicionados à altura dos homens nascidos em 1980 em comparação com os nascidos em 1930. Em relação às mulheres, no mesmo intervalo de tempo, elas cresceram 5,3 cm.

publicidade

“Bebemos muito leite neste país”, declarou Ruben van Gaalen, pesquisador estatístico do CBS e professor de Sociologia da Universidade de Amsterdam, à BBC News, dando uma das explicações possíveis para a altura de seu povo.

Brincadeiras à parte, ele elencou outros fatores. “Pode ser o padrão de vida. Se olharmos o índice de desenvolvimento humano de todos os países, a Holanda está entre os primeiros. Outros, como a Dinamarca, têm um índice semelhante e também têm populações altas”.

publicidade

Leia mais:

Outra razão apontada por van Gaalen é um fenômeno de seleção natural. “Ter uma altura maior permite às pessoas enxergar mais longe”.

Ele também afirmou que existem estudos sobre a relação entre altura e renda. “Quanto mais alto, mais dinheiro você ganha. Se você for alto, dá a impressão de ter maior autoridade e talvez as pessoas o escutem mais, você adquire mais prestígio social”, explicou, acrescentando que, de maneira geral, as mulheres se sentem atraídas pelos homens que são mais altos do que elas.

Essa é a razão, segundo o pesquisador, pela qual os homens mais altos tendem a ter mais opções ao selecionar suas parceiras.

Imigração e mudança na dieta do holandês podem explicar alteração de perfil

Acontece que, de acordo com o novo estudo do CBS, esse quadro vem mudando. A pesquisa obteve medições fornecidas pessoalmente por 719 mil entrevistados, com idades entre 19 e 60 anos.

Segundo os especialistas, entre as razões para esse fenômeno podem estar o aumento da imigração e as mudanças na dieta alimentar, bem como efeitos das crises econômicas.

“A migração é um fator”, disse van Gaalen. “Se somos as pessoas mais altas do mundo, por definição os migrantes são mais baixos, sua composição genética é a de pessoas mais baixas”.

No entanto, a estagnação de estatura também foi observada nas gerações com pai e mãe nativos da Holanda, e o mesmo aconteceu com as gerações cujos quatro avós nasceram naquele país.

De acordo com o estudo, tanto os homens sem histórico de imigração não ficaram mais altos quanto as mulheres na mesma condição mostraram uma tendência de queda na estatura.

Outra possível teoria citada por Ruben van Gaalen é que a diminuição da altura média pode ser devido a um limite biológico, já que o indivíduo não conseguiria crescer para além de um determinado limite.

De qualquer forma, o que mais preocupa os pesquisadores é que isso se deva a uma mudança no estilo de vida e ao aumento do consumo calórico durante a fase de crescimento dos jovens.

“O índice de massa corporal (IMC) em crianças tem aumentado ao longo do tempo, em todas as classes sociais, e isso pode fazer com que as pessoas não cresçam tanto quanto antes”, explicou van Gaalen.

Ele alerta que, se esse efeito tem relação com um estilo de vida menos saudável, isso deve ser investigado, pois está relacionado à expectativa de vida. “Deixamos de fumar tanto quanto antes, mas temos uma vida mais sedentária e consumimos mais calorias e ganhamos peso. Por isso, o efeito indireto de não ser tão alto como antes é mais preocupante do que o fato de não ser tão alto”, concluiu.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!