A Naegleria fowleri, conhecida popularmente como “ameba comedora de cérebro”, fez mais uma vítima. Uma criança moradora do Texas, nos Estados Unidos, morreu após contrair o protozoário em uma fonte de água. O caso foi informado pelas autoridades de saúde na última segunda-feira (27).

De acordo com uma nota divulgada pelo Departamento de Saúde Pública do Condado de Tarrant, que não deu detalhes sobre a idade e nome para preservar a identidade da vítima, a criança foi internada no dia 5 de setembro com um quadro de meningoencefalite amebiana primária, doença causada pela ameba. O óbito ocorreu no dia 11 do mesmo mês.

Vítima da “ameba comedora de cérebro”

A Naegleria fowleri pode ser encontrada em locais com água doce e parada. Além disso, altas temperaturas ajudam na proliferação. Por isso, a fonte é apontada como o provável local de contaminação.

A fonte onde a criança estava, além de outras três da cidade, foram fechadas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmou a presença da “ameba comedora de cérebro” no local.

publicidade

A cidade de Arlington começou uma investigação para encontrar falhas no procedimento de limpeza e checagem das fontes. “Identificamos lacunas em nosso programa de inspeção diária”, explicou o vice-gerente da cidade, Lemuel Randolph.

Leia mais:

“Essas lacunas resultaram no não cumprimento de nossos padrões de manutenção. Todas as fontes permanecerão fechadas até que tenhamos a garantia de que nossos sistemas estão operando como deveriam, e confirmamos um protocolo de manutenção consistente com a cidade, condado e padrões estaduais”, completou ainda.

Apesar do caso da criança, mortes após contato com a “ameba comedora de cérebro” são raras. Em todo os EUA, apenas 40 casos foram notificados nos últimos 10 anos e no Brasil não há registros recentes do parasita.

Em agosto, uma criança de apenas 7 anos em Tehama, na Califórnia, nos Estados Unidos, após contrair meningoencefalite amebiana primária. O menino nadava em um lago quando teve contato com a criatura.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!