A Microsoft lançou o Xbox Cloud Gaming, streaming de jogos na nuvem, nesta quinta-feira no Brasil, Austrália, Japão e México. Com essa expansão, mais de um bilhão de pessoas em 26 países de cinco continentes são agora capazes de jogar mais de 100 títulos de Xbox.

O serviço funciona em praticamente qualquer aparelho, via nuvem, sem o uso de um console. O sistema é compatível com PCs e computadores Apple, e também com smartphones e tablets Android e IOS.

Não é preciso fazer o download do game, já que tudo roda pela internet através de hardwares personalizados do Xbox Series X em servidores da Azure.

Mesmo assim, os jogos do serviço são transmitidos em resolução Full HD com até 60 quadros por segundo. Todo o progresso nos jogos é compartilhado entre os dispositivos, e alguns títulos oferecem até controles digitais na tela, não sendo necessário ter um joystick à parte.

publicidade

Mas claro, há exigências também: o Xbox Cloud Gaming precisa de uma conexão de internet de pelo menos 10 megabits por segundo. Mas é possível jogar até mesmo na conexão 4G no celular.

Para acessar a novidade, é preciso ter o serviço Game Pass Ultimate, que custa 45 reais por mês. Por enquanto, a tecnologia não está habilitada em nenhum console da marca, como o Xbox One.

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!