Ainda estamos a algum tempo do lançamento de ‘Battlefield 2042‘, mas a DICE não está perdendo tempo discutindo como o novo game irá lidar com a toxicidade dos jogadores e trapaceiros. Em um comunicado oficial, a desenvolvedora expôs as políticas de comportamento que serão adotadas, como medidas antitrapaça e explicou quais ferramentas utilizarão para combater abusos e cheats quando ocorrerem.

Parte do compromisso da empresa com o “jogo positivo” no ‘Battlefield 2042’ é a capacidade de relatar jogadores, um recurso que se tornou padrão em título multiplayer. Menos comum, porém, é a escolha de “adicionar um comentário opcional, se necessário”, dando a quem está com o controle na mão o espaço para incluir contexto nos relatórios sem passar por canais de suporte externos.

Aqui está a lista completa de comportamentos relatáveis no ‘Battlefield 2042‘:

  • Mensagens abusivas via chat;
  • Bate-papo de voz abusivo;
  • Trapacear/exploiting (uso de bugs ou cheats para benefício próprio);
  • Sabotagem na jogabilidade;
  • Nome do jogador ofensivo;
  • Assédio – de qualquer natureza.
‘Battlefield 2042’: DICE fecha cerco e ameaça trapaceiros. Imagem: Divulgação/Eletronic Arts

Como é possível observar, a lista é bastante abrangente e concisa, embora preveja um pouco de confusão sobre quando é apropriado denunciar por “assédio”. No caso em específico, por exemplo, a adesão do campo de comentário extra será útil.

publicidade

Quanto aos trapaceiros, a DICE declarou uma política de tolerância zero e emitirá imediatamente banimentos permanentes aos infratores. “Não há avisos nem suspensões quando se trata de trapaça. Se você não seguir as regras, está fora”, diz o texto. Potencializando a detecção de cheats do ‘Battlefield 2042’ está a “Easy Anti-Cheat”, desenvolvida pela Epic Games. A ferramenta gratuita é amplamente usada e empregada em ‘Apex Legends’ e ‘Star Wars: Squadrons’ da EA, bem como em outros jogos populares como ‘Fortnite’.

Ah, e um aviso a mais: graças ao cross-play no novo ‘Battlefield’, as sanções recebidas na conta se aplicam a todas as versões do jogo. Ou seja, se você for bloqueado no PC, também será banido ao tentar jogar por algum console.

'Battlefield 2042': desenvolvedora diz que não terá misericórdia dos trapaceiros
‘Battlefield 2042’: desenvolvedora diz que não terá misericórdia dos trapaceiros. Imagem: EA/Reprodução

As funcionalidades “anti-cheat” do ‘Battlefield 2042’ já estarão presentes durante o próximo beta aberto, que ocorrerá de 6 a 10 de outubro. Curiosamente, a DICE afirmou que já está planejando atualizações para as ferramentas de segurança no futuro.

“Embora nem sempre visível para você como jogador, isso significa que após o lançamento continuaremos a investir no desenvolvimento de recursos internos e tecnologias que aumentem as soluções antitrapaça de terceiros, forneçam várias camadas de defesa e garantam que nossos jogos sejam justos e diversão para todos “, diz o post.

Qualquer jogo de tiro competitivo com uma base de jogadores ativa, em algum ponto terá que contar com trapaceiros (e idiotas) abusivos. A DICE, ao que tudo indica, está se antecipando à questão – também como forma de resposta à comunicação não eficaz do concorrente ‘Call of Duty: Warzone’ em questões do tipo.

Leia mais:

Quão eficazmente ‘2042’ lidará com trapaças e toxicidade ainda está para ser visto. A série de jogos lutou com hackers no passado e o Easy Anti-Cheat não é infalível. ‘Apex Legends’, por exemplo, utiliza a mesma tecnologia, mas ainda está se recuperando de uma onda de trapaceiros causada pela popularidade crescente em 2021.

O próximo beta aberto será um test-drive muito visível e, com sorte, tornará a data de lançamento completa de ‘Battlefield 2042’ em 19 de novembro uma experiência melhor.

Fonte: PC Gamer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!