Os quatro viajantes espaciais privados que entraram em órbita na histórica missão Inspiration4, a bordo da nave Crew Dragon Resilience, da SpaceX, no mês passado, têm, oficialmente, suas asas de astronauta.

Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux, os quatro tripulantes da missão privada Inspiration4 receberam suas asas de astronauta SpaceX na sede da empresa em Hawthorne, na Califórnia, na última sexta-feira (1). Imagem: Inspiration4

Em evento organizado pela SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, na última sexta-feira (1), a tripulação civil recebeu suas asas de astronauta da empresa. “Ontem, recebemos nossas asas de astronauta SpaceX”, escreveu Hayley Arceneaux, médica da missão, em um post no Twitter no sábado. “Este lindo símbolo da nossa jornada significa tudo para mim! Além disso, se parece que estou chorando, cuide da sua vida”, brincou Arceneaux.

publicidade

Ela não estava sozinha na emoção. “Eu chorei quando ganhei minhas asas!”, postou Sian Proctor, geocientista e comunicadora espacial que serviu como piloto na missão.

O broche de asas de astronauta da SpaceX mostra a cápsula Crew Dragon em seu centro, da qual emergem a cabeça e as asas de um dragão. Na traseira, estão inscritos o nome de cada membro da tripulação, o indicativo de chamada e o papel da missão. 

publicidade

Leia mais:

Inspiration4 teve a primeira mulher negra da história pilotando uma nave espacial

Inspiration4 foi uma missão espacial comercial de três dias financiada pelo empresário americano e bilionário Jared Isaacman, que comprou quatro assentos para orbitar em uma cápsula SpaceX Dragon lançada em um foguete Falcon 9

publicidade

Três dos assentos foram doados por Isaacman para arrecadar fundos e conscientizar sobre a pesquisa do câncer infantil pelo St. Jude Children’s Research Hospital.

Arceneaux, médica assistente de St. Jude e sobrevivente de câncer ósseo infantil, representou o hospital no voo. Proctor e o engenheiro de dados aeroespacial Chris Sembroski ganharam seus assentos em por meio de concursos. 

publicidade

Essa foi a primeira tripulação inteiramente civil a voar no espaço sem um astronauta profissional, e Proctor se tornou a primeira mulher negra na história a pilotar uma nave espacial.

Sian Proctor entrou para a história como a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial. Imagem: Inspiration4

Durante o voo, eles passaram três dias circulando a Terra, realizando experimentos científicos e olhando pela maior janela já construída para o espaço, uma cúpula que a SpaceX prendeu ao nariz da cápsula Dragon para a missão, que arrecadou mais de US$ 200 milhões para o hospital.

“Até nos encontrarmos novamente, obrigado a todas as pessoas incríveis da SpaceX, que fizeram muito por mim e pela Inspiration4″, escreveu Sembroski no Twitter. “E, acima de tudo, obrigado a minha linda esposa Erin que deu tanto para apoiar este sonho em uma jornada incrível”.

SpaceX presenteou tripulação com asas de astronauta de surpresa

De acordo com as equipes da SpaceX e do Inspiration4, os astronautas privados foram convidados para a sede da empresa na sexta-feira para compartilhar as experiências de seu voo espacial. A apresentação das asas de astronauta foi, aparentemente, uma surpresa. 

“Nossa equipe do Inspiration4 visitou a sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, ontem, e foi surpreendida com as asas da SpaceX”, escreveu a equipe de divulgação do Inspiration4 no Twitter.

Isaacman, que não revelou quanto pagou à SpaceX pelo voo Inspiration4, agradeceu a empresa de Elon Musk. “Foi ótimo ver todos os nossos amigos da SpaceX e agradecê-los por tornar essa missão um sucesso”, acrescentou Isaacman no Twitter. “Memórias incríveis”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!