Haruhiro Tsujimoto, o presidente e diretor de operações (COO) da Capcom, disse que os computadores devem se tornar a principal plataforma da empresa. Tradicional nos consoles, como todas as produtoras japonesas, isso não signifique que os jogos deixarão de ser lançados nos consoles, mas que os PCs receberão uma atenção maior por estarem liderando a lista de hardwares em que os jogos são mais vendidos.

“PC está liderando as vendas mundialmente”, disse em entrevista à publicação japonesa Nikkei. “Recentemente, dissemos que tornaríamos PC nossa principal plataforma. Na Tokyo Game Show, focamos em exibir a versão de PC de ‘Monster Hunter Rise’, e acho que as pessoas poderão sentir a diferença na nossa abordagem”. O game em questão, vale ressaltar, era exclusivo do Nintendo Switch, mas será lançado para computadores em 22 de janeiro de 2022.

Tsujimoto declarou que a empresa espera ter vendas de software em consoles e PC em “50:50” até 2022 ou 2023, de modo que o PC se torne o maior formato individual para seus jogos. Ele também indicou que o foco nos computadores é uma reação ao aumento nas vendas de determinados títulos, como “‘Resident Evil 7’, por exemplo, que vende um milhão de cópias ao ano”, além de ser uma resposta ao aumento do uso de PCs no Japão durante a pandemia.

capcom
Capcom quer PC como sua plataforma principal até 2023. Imagem: Divulgação

“A pandemia está mudando a maneira como pessoas olham para os computadores”, comentou o executivo. “Smartphones são convenientes, mas as telas são pequenas e os painéis de touch são difíceis de operar. Então, não são adequados para trabalhar ou estudar em casa. Acredito que PCs serão a próxima tendência depois dos smartphones, [pois] também podem jogar jogos de alta qualidade, então o número de usuários deve aumentar à medida que cresce a compreensão do PC”.

publicidade

“Expandiremos os nossos negócios para jogos dedicados a consoles, que foram o foco até então, mas PC será a principal plataforma no futuro. No próximo ano ou no ano seguinte, queremos igualar as vendas para PC e consoles”, concluiu Tsujimoto.

Leia mais:

Historicamente, a Capcom focou a atenção em jogos de console, mas nos últimos anos tem visto mais sucesso no espaço do PC. Lançamentos importantes da empresa, como ‘Resident Evil Village‘ e ‘Devil May Cry 5’ chegaram aos computadores no mesmo dia que as versões para videogames – e esta deve ser a regra daqui para a frente, ainda que o PC não seja tão popular para games no Japão como em outras partes do mundo.

Em 2019, inclusive, a Capcom anunciou que o PC era a segunda maior audiência para ‘Monster Hunter World’. Em 2021, ‘Resident Evil Village’ chegou a estabelecer um recorde de franquia para jogadores simultâneos no Steam no início deste ano.

Fonte: Video Games Chronicle

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!