O WhatsApp, o Facebook e outros serviços de internet estão caindo nesta segunda-feira (4), ainda não há uma razão oficial para esses problemas, no entanto, é possível que o responsável seja o DNS.

Antes de mais nada, é necessário entender o que é o DNS e como ele funciona. Os sistemas de nomes de domínio (ou DNS, sua sigla em inglês) são responsáveis pela tradução dos nomes de domínios utilizados na barra de endereço dos navegadores (URLs) para os endereços IPs correspondentes. Seria muito mais difícil memorizar e digitar “216.58.210.163” ao invés de “www.google.com”, por exemplo.

publicidade

Para que você possa acessar os sites na internet, inevitavelmente, a sua conexão acaba se comunicando com um servidor DNS, que é o responsável por saber qual o endereço IP que deve ser acessado.

Problemas com DNS podem ter causado pane nos sites

Geralmente, quedas em massa de sites estão ligadas com problemas no DNS, como aconteceu esse ano em julho, em que páginas ficaram inacessíveis após uma falha no DNS da empresa Akamai Technologies.

Segundo os especialistas do Olhar Digital, caso o DNS não funcione da forma correta, o site fica inacessível, o que pode ter ocorrido com o WhatsApp e os outros serviços. No Twitter, o executivo da empresa de servidores Cloudfare, Dane Knecht, constatou que foram registrados problemas com o DNS do Facebook.

Knecht explica que os protocolos BGP foram removidos da internet. BGP é o sistema pelo qual o endereço trafega antes de abrir um site. Sem ele, o endereço fica “perdido” e não dá para carregar a página.

Por enquanto, oficialmente, o Facebook ainda não explicou o que causou a queda de suas redes, a empresa disse apenas que “estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!