Como previsto, o Android 12 pode começar a chegar a partir de hoje aos dispositivos Pixel compatíveis, pois o novo sistema operacional mobile do Google foi oficialmente lançado hoje no Android Open Source Project (AOSP). No começo do mês, o sistema ganhou seu quinto e último beta, e agora, o Android 12 está finalmente pronto para chegar aos usuários.

Interface Material You do Android 12
Interface Material You do Android 12 / Divulgação: Google

Em breve, esses usuários poderão testar o novo sistema e sua interface Material You. Vale lembrar que o novo sistema permitirá que o usuário personalize a paleta de cores do seu smartphone, ajustando todos os menus e widgets do sistema. O novo sistema também promete ser bem mais eficiente, e tem novos recursos de privacidade e segurança.

publicidade

Android 12 deve chegar aos celulares Pixel nas próximas semanas

Apesar do novo sistema poder ser entregue a partir de hoje, o release divulgado hoje pelo Google é mais cauteloso, e diz que ele deve chegar a todos os dispositivos Pixel compatíveis nas próximas semanas, e a aparelhos da Samsung, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi ainda esse ano.

No texto, o Google agradece aos 225 mil beta testers, que ajudaram a identificar 50 mil problemas, corrigidos antes do lançamento. Vale lembrar que o Android 12 teve as versões beta mais instaladas em toda a história do sistema operacional do Google.

Android 12 (Imagem: divulgação/Google)
Android 12 (Imagem: divulgação/Google)

No dia 27 e 28 acontece o Android Dev Summit, um evento focado em desenvolvedores Android, e o Google quer que todos eles já estejam rodando o novo sistema. Os dispositivos Pixel que poderão rodar o Android 12 são o Pixel 3, 3 XL, 3a e 3a XL; os Pixel 4, 4 XL, 4a, 4a 5G; e finalmente o Pixel 5 e o Pixel 5a.

Outros fabricantes também preparam lançamento de suas interfaces

O beta do One UI 4.0, interface da Samsung para o Android 12, foi lançado no mês passado, mas não teria feito muita diferença nos celulares da marca, algo que pode ser considerado normal para uma primeira versão de testes. Além disso, outros fabricantes também estão testando o sistema, como a Asus, que convocou os donos do Zenfone 8 para testarem sua nova Zen UI baseada no Android 12.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!