Após meses em testes fechados e depois abertos para mais usuários, o Windows 11 já pode ser baixado um dia antes de seu lançamento oficial. A nova versão do sistema operacional mais utilizado em computadores deveria ser liberada apenas na próxima terça-feira (5), mas já está disponível para download como atualização gratuita diretamente pelo site da Microsoft.

Se você, como eu, está ansioso e quer utilizar o Windows 11 no seu PC neste exato momento, saiba que mesmo com a data de lançamento marcada para amanhã, a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft já pode ser instalada nos computadores compatíveis. O melhor de tudo é que a build disponibilizada não é beta, mas sim o produto finalizado e acabado.

Leia também

Windows 11 (Imagem: reprodução)
Windows 11 (Imagem: reprodução)

O que muda com o Windows 11

Tudo. A melhor resposta para essa pergunta é realmente essa, já que existe um grande número de mudanças dentro do Windows 11 e a maior delas é a tela inicial. No lugar do menu Iniciar saindo do canto esquerdo, agora ele é exibido em uma forma de card surgindo do centro da tela.

publicidade

Todo visual de todas as partes do sistema operacional ganhou cantos arredondados, transparências e perdeu os poucos detalhes que ainda davam as caras, adotando agora um ar ainda mais minimalista. Há outras melhorias mais profundas, que explicamos uma a uma neste artigo especial.

Como instalar o Windows 11

Antes de qualquer passo, é importante saber se seu computador é compatível com o Windows 11. Estes são os requisitos mínimos para ter o sistema operacional atualizado a partir do Windows 10:

  • Processador de 1 GHz com dois núcleos
  • 4 GB de RAM
  • 64 GB de memória disponível
  • UEFI, compatível com Inicialização Segura
  • TPM 2.0 habilitado
  • GPU compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0
  • Tela de 720p com 9 polegadas

Se você está em dúvida se consegue cumprir com os requisitos, é possível baixar uma ferramenta oficial da Microsoft para fazer a varredura de seu computador.

Uma vez dentro das regras para componentes do PC, você pode entrar em Configurações, dentro do Menu Iniciar e lá buscar por atualizações. Se o download não acontecer pela ferramenta Windows Update, é possível acessar este link para baixar um assistente da própria Microsoft para a atualização.

Windows 11 (Imagem: reprodução)
Windows 11 (Imagem: reprodução)

A página ainda está em inglês e deve ficar disponível para português do Brasil a partir de amanhã. Uma vez dentro do site, basta escolher a primeira opção e baixar o instalador, que seguirá com o trabalho exibindo todas as etapas em nosso idioma.

Via: Microsoft.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!