Oleg Novitsky, cosmonauta engenheiro de voo da Expedição 65 que está trabalhando na Estação Espacial Internacional (ISS) desde abril, divulgou fotos inéditas que mostram o laboratório orbital em toda a sua grandiosidade complexa e multimodular.

Nas imagens registradas pelo astronauta russo e compartilhadas em sua conta no Twitter, é possível ver o módulo Nauka, que chegou à ISS no fim do mês de julho de uma forma “turbulenta” (relembre aqui).

publicidade

Como as fotos foram tiradas no último dia 28, também aparecem a cápsula Crew Dragon Endeavour, da SpaceX, que levou quatro astronautas à estação em abril, na missão Crew-2 da empresa para a Nasa, e parte da espaçonave de carga que já foi desacoplada na quinta-feira (30), quando retornou à Terra trazendo 2,1 mil kg de experimentos científicos.

Foto da Estação Espacial Internacional compartilhada por Oleg Novitsky no Twitter. A cápsula Crew Dragon Endeavour, da SpaceX, é claramente visível no topo, saindo do módulo Harmony do laboratório orbital. Imagem: Oleg Novitsky / Roscosmos

Leia mais:

Astronautas abrem espaço para a chegada de equipe de filmagem à Estação Espacial Internacional

De acordo com o site Space, Novitsky fez as imagens enquanto estava na cápsula russa Soyuz, que, juntamente com seu colega russo Pyotr Dubrov e o astronauta americano Mark Vande Hei, ele estava transferindo do módulo Rassvet para a porta de ancoragem ativa do módulo de laboratório multifuncional Nauka. 

O trio fez o movimento para abrir espaço para outra cápsula Soyuz, que conduziu o diretor Klim Shipenko, a atriz Yulia Peresild e o cosmonauta Anton Shkaplerov, e que chegou nesta terça-feira (5) à ISS. Shipenko e Peresild gravarão parte de um filme russo chamado “Challenge” na estação, retornando à Terra em 16 de outubro. Shkaplerov permanecerá na ISS pelo período usual de seis meses.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!