Considerado um Júpiter superaquecido – um lugar onde o ferro se vaporiza, se condensa e depois cai do céu como chuva – o ardente exoplaneta WASP-76b pode ser ainda mais quente do que os cientistas acreditavam.

Uma equipe internacional liderada por cientistas da Cornell University, University of Toronto e Queen’s University Belfast relata a descoberta de cálcio ionizado no planeta, o que sugere uma temperatura atmosférica mais alta do que se pensava anteriormente.

O ardente exoplaneta WASP-76b – chamado de Júpiter quente, onde chove ferro – pode ser mais quente do que se pensava. Imagem: ESO / M. Kornmesser

Instrumentos modernos permitem conhecer melhor os exoplanetas

WASP-76b, descoberto em 2016, está a cerca de 640 anos-luz da Terra, mas tão perto de sua estrela tipo F (que é ligeiramente mais quente que o Sol), que o planeta gigante completa uma órbita a cada 1,8 dias terrestres.

Segundo os pesquisadores, os dados obtidos no estudo são os primeiros de um projeto multianual liderado pela Cornell, o Exoplanets with Gemini Spectroscopy Survey (ExoGemS), que explora a diversidade de atmosferas planetárias.

“À medida que fazemos o sensoriamento remoto de dezenas de exoplanetas, abrangendo uma gama de massas e temperaturas, desenvolvemos uma imagem mais completa da verdadeira diversidade de mundos alienígenas – desde aqueles quentes o suficiente para abrigar chuva de ferro até outros com climas mais moderados, dos mais pesados ​​do que Júpiter para outros não muito maiores do que a Terra “, disse o coautor da pesquisa Ray Jayawardhana, professor de astronomia da Universidade Cornell.

“É notável que com os telescópios e instrumentos de hoje, já possamos aprender muito sobre as atmosferas – seus constituintes, propriedades físicas, presença de nuvens e até mesmo padrões de vento em grande escala – de planetas que orbitam estrelas a centenas de anos-luz de distância”, disse Jayawardhana.

“Estamos vendo tanto cálcio; é uma característica realmente forte”, disse Emily Deibert, estudante de doutorado da Universidade de Toronto e orientanda de Jayawardhana.

“Esta assinatura espectral de cálcio ionizado pode indicar que o exoplaneta tem ventos muito fortes na alta atmosfera”, disse Deibert. “Ou a temperatura atmosférica no exoplaneta é muito mais alta do que pensávamos.”

De acordo com o Phys a pesquisa, por meio da qual o grupo detectou um raro trio de linhas espectrais em observações altamente sensíveis da atmosfera do exoplaneta WASP-76b, foi publicada no  Astrophysical Journal Letters em 28 de setembro e apresentada nesta terça-feira (5) na conferência da Divisão de Ciências Planetárias dos EUA – Sociedade Astronômica.