O Windows 11 acabou de ser lançado e já dá dor de cabeça aos gamers. Um bug no novo sistema operacional da Microsoft está prejudicando a velocidade e o desempenho dos jogos nos computadores com a versão atualizada. A companhia, por sua vez, garante que já está correndo para corrigir o problema.

A questão da velocidade afeta as conexões UDP (User Datagram Protocol). Os defeitos foram relatados pelo site PC Gamer em dispositivos com rede Killer, da Intel. Aparentemente, é um problema de compatibilidade, pois os computadores com a rede Killer acabam por descartar pacotes UDP em algumas condições, reduzindo a velocidade ou gerando falha no carregamento durante streaming ou jogos.

Leia mais:

A outra adversidade também foi relatada pelo PC Gamer. Como a Microsoft deve habilitar o Virtualization-Based Security (VBS) nos novos computadores a partir do ano que vem, o desempenho dos jogos em PC pode cair em cerca de 25%. O VBS é uma configuração que visa aumentar a segurança nos dispositivos, criando um subsistema isolado, evitando que malwares danifiquem os computadores.

publicidade

As duas reclamações, porém, vão de encontro ao que prega a Microsoft, ao apresentar o Windows 11. De acordo com a companhia, o novo sistema operacional foi construído pensando nos games, com recursos inovadores para melhorar a experiência no PC.

Criança jogando videogame/computador
O desempenho pode ser prejudicado nos novos computadores com Windows 11. Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock

“O Windows 11 foi pensado para ser a melhor plataforma de jogos para PC. Não tenho informações específicas dessa questão, mas dada a grande prioridade que temos para jogos nessa plataforma nós vamos certamente tratar desse problema com a maior presteza”, disse Adriano Galvão, vice-presidente de vendas e marketing para o segmento de consumo na Microsoft durante a apresentação do Windows 11.

Outra promessa da Microsoft no novo sistema operacional é o aplicativo do Xbox pré-instalado. Com ele, a companhia afirma que é possível jogar games em alta qualidade no PC. Resta saber se isso vai acontecer também nos dispositivos novos ou apenas nos que atualizarem o Windows.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!