Dando continuidade à sua estratégia de transformar o Instagram em uma plataforma não apenas de fotos, mas de vídeos, e visando alcançar a popularidade de rivais como TikTok e YouTube, a rede social anunciou mais uma mudança nos seus recursos de criação.

Segundo informações do tabloide TechCrunch, a empresa irá combinar o vídeo de formato longo do IGTV e os vídeos do Instagram Feed em um novo formato mais simples chamado “Instagram Vídeo”.

publicidade

Tanto a opção de vídeos mais longos quanto mais curtos, serão encontrados agora nos perfis dos usuários em uma única e nova guia intitulada “Vídeo”. A aba também trará outras opções de conteúdo do mesmo tipo a partir da rolagem, como um “explorar” e poderão tocar em qualquer lugar do vídeo para entrar no modo de visualização em tela cheia. Para sair do modo, basta tocar no ‘X’ ou Voltar.

Instagram anuncia junção do IGTV e vídeo do Feed para um único formato: ‘Instagram Vídeo’. Imagem: Reprodução/Instagram

Ainda de acordo com o site, as mudanças não afetarão o Reels, ferramenta criada em resposta aos vídeos curtos do TikTok. Os dois tipos de vídeos continuarão separados.

publicidade

Com a mudança, o ‘IGTV Ads’ também passa por alteração, se chamando agora “anúncios em vídeo In-Stream”. O recurso não sofreu nem uma alteração na forma de manejo, no entanto, se as empresas quiserem impulsionar seus vídeos para alcançar mais pessoas, eles não precisarão ter mais de 60 segundos de duração, observou o Instagram.

 Mudanças previstas há algum tempo

Em junho deste ano, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, já havia usado sua própria conta na plataforma para avisar que a rede social iria passar por mais mudanças em suas ferramentas de criação de vídeos, afirmando, inclusive, que o objetivo da rede mudou, não sendo “mais apenas um aplicativo quadrado de compartilhamento de fotos.”

publicidade

“No Instagram, estamos sempre tentando construir novos recursos que ajudem você a obter o máximo de sua experiência. No momento, estamos focados em quatro áreas principais: Criadores, Vídeo, Compras e Mensagens”, disse o empresário.

No início de 2020, a empresa chegou a retirar o antigo botão laranja IGTV, onde os usuários podiam acessar conteúdos específicos do modo. Na época, segundo o Instagram, foi retirado devido a confusão que causou no app, já que as pessoas conseguiam fazer as buscas por vídeos IGTV também pelas abas “Explorar” e “Feed”. Além disso, os downloads do IGTV autônomo também não deram o resultado esperado à big tech.

publicidade

Leia mais!

Então acabou o IGTV?

De acordo com Instagram, a estratégia é apenas uma “renomeação”. Os vídeos ainda serão longos -podendo ter até 60 minutos de duração -, mas serão encontrados na aba “Instagram Vídeo”, junto com as lives da rede social.

Assim como a duração, os uploads e postagens continuam da mesma forma. Em breve também devem chegar mais novidades para os vídeos, com a possibilidade de recortes, filtros e marcações de pessoas e locais a partir da própria plataforma, conforme informou o TechCrunch.

Instagram anuncia junção do IGTV e vídeo do Feed para um único formato: ‘Instagram Vídeo’. Imagem: Reprodução/Instagram

O objetivo do Instagram, além de seguir em sua estratégia de não ficar “para trás” em relação às outras plataformas de vídeos, é oferecer ao usuário uma forma mais simplificada em suas experiências no app.

De acordo com a rede social, as mudanças ocorrem a partir de hoje em todo o mundo, em Android e iOS.

Crédito imagem principal: Primakok/iStock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!