Quando o A15 Bionic foi lançado no mês passado com o iPhone 13 e sua linha, a Apple optou por fazer comparações com os rivais, sem citar diretamente o seu antecessor A14 Bionic, dizendo que eles seriam até 50% superiores ao seu rival Snapdragon 888, mas um teste feito pelo site Anandtech mostra que ele é até 62% mais rápido.

Resultados são ainda melhores do que o divulgado

Um teste independente feito pelo Anandtech, um site de análise de hardware independente com ótima reputação, mostra que a diferença entre os dois pode ser ainda maior, e o A15 seria até 62% mais rápido que o seu rival direto. Vale citar que essa é uma análise preliminar do Anandtech, que vai fazer um review completo do novo chip da Apple.

A15 Bionic
A15 Bionic / Divulgação/Apple

Nos testes, eles viram que o processador tem um desempenho cerca de 23% mais rápido que o processador de geração anterior, o A14, além do que foi divulgado pela Apple, 21%. Os analistas do Anandtech também ficaram impressionados com os núcleos de desempenho do A15, muito eficientes.

Leia também

publicidade

No geral, eles descobriram que o A15 não é só 50% mais rápido que o processador é até 62% mais rápido que o Snapdragon 888. Além disso, eles elogiaram o desempenho da GPU, mas criticaram o design que coloca o processador e o modem em cada lado de uma placa de duas camadas, o que pode gerar problemas de desempenho por questões térmicas.

Cache de sistema é o dobro do A14, e 10x maior que Snapdragon 888

O Anandtech também ressalta que Apple duplicou o cache de sistema (system level cache ou SLC) no A15, o que permite acesso direto à memória no próprio chip, sem precisar ir para a DRAM, e assim, oferecendo uma velocidade muito maior. Só como referência, o chache de sistema do Snapdragon 888 é de 3 MB, e espera-se que seja de 6 a 8 MB no Exynos 2100.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!