A Samsung disponibilizou para usuários do Galaxy S21 o beta 2 da OneUI 4.0, a sua interface baseada no Android 12. Entre as novidades, a fabricante finalmente incluiu os recursos do Material You – o novo sistema de customização de ícones e telas do OS aos dispositivos.

Os recursos gráficos ficaram de fora do primeiro beta da OneUi 4.0, o que levantou suspeitas de alguns usuários que a Samsung não adotaria o pacote em sua interface. A fabricante coreana é uma das únicas grandes parceiras do Google a não adotar o cronograma oficial de lançamentos do Android 12, criando um cronograma próprio para as atualizações.

publicidade

Além disso, a Samsung tradicionalmente segue um sistema de design personalizado para os seus dispositivos. Com o Material You, os usuários do Android 12 podem personalizar as cores de menus e abas do smartphone a partir das cores dispostas no seu papel de parede. Ele também inclui novas experiências na integração de ícones e widgets do sistema.

Interface Material You do Android 12
Interface Material You do Android 12 / Divulgação: Google

Sistema sujeito a bugs

Por se tratar de uma fase beta, a aplicação do Material You na OneUI 4 está suscetível a bugs. De acordo com relatos de usuários que já testaram o sistema, pode acontecer das cores escolhidas não entrarem em vigor após a sua configuração, exigindo a reinicialização do smartphone.

De acordo com a Samsung, a disponibilização da OneUi 4 deve acontecer gradualmente, os usuários que estão cadastrados no plano beta do Samsung Members receberão um alerta no smartphone quando o sistema estiver pronto para download.

Leia mais:

O Android 12 será oficializado nos próximos dias com o lançamento do novo Google Pixel 6, mas deve chegar efetivamente para a maioria dos smartphones Samsung somente no primeiro trimestre de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!