Nem tudo que a Apple criou pelas mãos de Steve Jobs acabou virando produto de verdade, ou saindo do papel. Um dos casos curiosos levantados nestes 10 anos de sua morte envolveu a Dell e seus computadores, que poderiam aparecer no mercado com opção para inicializar o sistema operacional utilizado apenas nos computadores da própria marca da maçã: o então Mac OS.

Essa novidade veio diretamente de Michael Dell, CEO e fundador da empresa americana, em uma entrevista ao CNET. Ao veículo daquele país, o executivo comentou que o próprio Steve Jobs propôs a ideia de licenciar o sistema operacional dos computadores da Apple para rodar em PCs com Intel, em 1997.

publicidade

Leia também

Steve Jobs (Imagem: Ben Stanfield/ Flickr)
Steve Jobs (Imagem: Ben Stanfield/ Flickr)

Este ano foi marcado como o retorno de Steve Jobs ao cargo de CEO interino da Apple, algum tempo antes da própria empresa da maçã abrir o Mac OS X para chips x86 feitos pela Intel. A proposta enviada para Michael Dell envolvia o licenciamento do sistema operacional para que o consumidor escolhesse se compraria o PC da Dell com o Mac OS X, ou Windows.

Steve Jobs queria Mac OS no Dell de forma nativa

“Ele [Steve Jobs] disse, olhe isso. Temos esse desktop da Dell e ele está rodando o Mac OS. Por que você não licencia o Mac OS?”, comentou Michael Dell.

Este tipo de instalação envolve o pagamento de taxas do licenciamento para a Apple, mas Steve Jobs chegou a cogitar que o Mac OS fosse inserido sem custos nos PCs da Dell. A ideia era cobrar um percentual apenas quando os compradores deixavam de escolher o Windows no momento da compra – valor que seria enviado para a Microsoft, como acontece até hoje.

O licenciamento parece não ter acontecido por receio do próprio Steve Jobs, já que os computadores da Dell custam menos que os da Apple. Para o executivo, a diferença de preço junto da mesma experiência para o usuário no sistema operacional, poderia afetar negativamente as vendas dos Macs.

“Isso poderia ter mudado a trajetória do Windows e do Mac OS nos PCs. Mas, obviamente, eles foram em uma direção diferente”, diz Dell.

Via: CNET.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!