A equipe russa que vai gravar o primeiro filme no espaço decolou do Cazaquistão e já chegou à Estação Espacial Internacional nesta terça feira. A viagem a bordo da espaçonave Soyuz MS-19 durou pouco menos de quatro horas.

Falhas de comunicação entre a espaçonave, o controle da estação e a equipe de solo fizeram com que o comandante Anton Shkaplerov conduzisse a acoplagem de forma manual, mas não houve incidentes. A chegada vai ser parte do filme…

A equipe que vai produzir as cenas inéditas no mundo do cinema é mínima: além do cosmonauta, embarcaram nessa aventura a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko, que também vai operar as câmeras.

Ao todo, a filmagem deve durar 12 dias, com a equipe finalizando a produção e retornando à Terra a bordo da mesma espaçonave.

publicidade

O filme vai se chamar “The Challenge”, ou “O Desafio”, e ainda não se sabe muito sobre o enredo, exceto que ele envolve o “cosmonauta Ivanov”, que vai ficar inconsciente durante uma viagem à ISS, forçando o governo russo a enviar uma médica par fazer uma cirurgia cardíaca no espaço.

Com esse filme, a Rússia consegue mais um marco em cima dos Estados Unidos: foi a primeira a levar um homem e uma mulher ao espaço, e antes disso a cachorrinha Laika foi o primeiro animal a chegar lá, em 1957. O primeiro satélite em órbita da Terra também foi russo: o Sputnik-1.

“O Desafio” ainda não tem previsão de estreia e, muito provavelmente, não vai ter um lançamento mundial. Mas a gente fica de olho e conta as novidades para vocês!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!