A General Motors (GM) anunciou um acordo de produção com a Wolfspeed, fornecedora de suprimentos em ligas de silício para a fabricação das próximas linhas de veículos elétricos da montadora. Os componentes farão parte dos novos motores e sistemas de propulsão das unidades Ultium Drive da fabricante.

O acordo é parte da “Programa de Garantia de Suprimentos da Wolfspeed”, em que a GM oferece sua frota como asseguração de uma produção escalável em uso doméstico — o que ajudará a montadora a enfrentar a crise dos chips. Os componentes de 200 mm serão produzidos no complexo da fornecedora em Mohawk Valley, na cidade de Marcy, Nova Iorque.

publicidade

Em nota, a General Motors informa que a Wolfspeed estará estendendo as estruturas para acomodar a produção necessária ao fornecimento dos veículos elétricos até 2022.

Gregg Lowe, CEO da fabricante de componentes, afirma que o acordo irá garantir “o suprimento em longo prazo de carbonetos de silício à GM para ajudá-los a cumprir sua promessa de um futuro completamente elétrico.”

Fornecedor desenvolverá novos motores de série elétrica da GM

No anúncio da parceria, o vice-presidente global de suprimentos da GM, Shilipan Amin, informa que a parceria ajudará a montadora na fabricação de veículos elétricos com maior autonomia.

“Consumidores de EVs querem alcances maiores, e nós vemos os carbonetos de silício como um material essencial no design dos nossos eletrônicos para atingir a demanda dos clientes”, afirma. A General Motors estima que o componente resultará em uma redução de peso e conservação de espaço enquanto aumenta a capacidade dos motores, abastecendo sistemas de 400 a 800 V.

Desenvolvido a partir dos motores EV1 em 1996, os novos Ultium Drive são uma gama de cinco trens de força e três motores, todos movidos à eletricidade e com câmbio automático. Cada uma das unidades é combinável, resultando em estruturas que possuem tração em todas as rodas, ou motor frontal e traseiro. Segundo o guia de compras da revendedora JD Power, a variabilidade nas combinações permite que o mesmo padrão possa estar presente tanto em off-roads quanto esportivos e SUVs.

Imagem: Steve Fecht/General Motors

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!