A BMW apresentou a segunda geração do Série 2 Active Tourer para 2022, que traz uma aparência renovada, além de uma série de novas tecnologias. O destaque visual do carro, já de início, parte de uma grade dianteira dobrada, dotada de sensor de radar para algumas das novas funções de assistência ao motorista.

Frente do veículo com as grades maiores
(Imagem: Divulgação/BMW)

Essa parte do veículo possui ainda dois pilares dianteiros mais inclinados, em comparação com o estilo do modelo antecessor, e um novo design de farol, composto por itens de LED.

publicidade

Passando para as laterais, temos maçanetas retráteis e a área de janelas com um desenho mais esticado. O conjunto até aqui parece dizer que a BMW quis um design para o Série 2 em um apelo mais esportivo. Isso pode ser também observado nos retrovisores acondicionados mais para baixo, algo que beneficia na aerodinâmica do veículo.

BMW Série 2 na cor branca
(Imagem: Divulgação/BMW)

Para as rodas, há opções de liga leve com 16 e 17 polegadas de série, além de opção em 19 polegadas. Atrás, as lanternas são mais finas e também trazem a linha em LED. Já o escapamento foi colocado abaixo do para-choque.

Um compacto, só que maior

parte de trás do BMW Série 2 Active Tourer seguda geração
(Imagem: Divulgação/BMW)

A carroceria desta segunda geração do Série 2 ficou maior, crescendo para 32 mm de comprimento, 24 mm de largura e 21 mm de altura. A distância entre eixos permanece a mesma, em 2.670 mm, mas as rodas foram empurradas para fora — 25 mm no eixo dianteiro e, na traseira, 26 mm.

Aos moldes do novo carro-chefe elétrico da BMW, o SUV iX, o interior recebe o sistema iDrive 8 da empresa. Há um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um display de 10,7 polegadas para a central multimídia. Esta segunda geração do Série 2 oferece navegação GPS, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e possui um assistente por voz, bem como conectividade 5G.

parte interna do carro
(Imagem: Divulgação/BMW)

A interface estilo smartphone é usada para a maioria dos controles do carro, substituindo muitos dos botões e interruptores. Ela pode ser personalizada para oferecer acesso rápido a funções mais corriqueiras ou para se adequar a diferentes situações de direção.

Ao centro, o apoio de braço alongado substitui o console central baixo, contando com recursos como botões do start-stop, seletor de marchas e freio de estacionamento elétrico. O porta-celulares traz opcional de carregamento magnético do aparelho. Como opções extra, também há itens como teto panorâmico e sistema de som Harman Kardon, por exemplo.

parte do porta-celular localizada na parte central do BMW Série 2
(Imagem: Divulgação/BMW)

O novo Série 2 Active Tourer traz volante esportivo revestido a couro, um sistema de climatização automático de duas zonas, quatro portas USB-C e uma gama de variedade em bancos redesenhados que podem ser encomendados com estofos em couro. Isso sem contar opções como regulação elétrica e função de massagem.

A parte bagageira tem capacidade de 470 litros, que são 90 litros mais que a geração anterior. Com os bancos traseiros baixados, é possível estender para até os 1.455 litros. No caso das variantes híbridas plug-in, a bagageira tem uma capacidade de 415 litros.

Bagageiro do veículo da BMW
(Imagem: Divulgação/BMW)

Leia mais:

Modelos possuem versões de até 241 km/h

O novo Série 2 Active Tourer 218i vem equipado com um motor turbo de 1.5 litro de três cilindros. Ele produz 136 cv, com uma aceleração 0-100 km/h em 9 segundos e uma velocidade máxima de 214 km/h.

Já o 220i conta com 156 cv de potência e aceleração 0-100 km/h em 8,1 segundos. A velocidade máxima alcançada pela variante é de 221 km/h.

Novo BMW Série 2 em uma paisagem bucólica
(Imagem: Divulgação/BMW)

Ainda a gasolina, a versão 223i traz um motor turbo de 2.0 litros de quatro cilindros com 204 cv. Sua aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 7 segundos, com o carro alcançando uma velocidade máxima de 241 km/h.

O 218d é a única versão a diesel, equipada com um bloco turbodiesel de 2.0 litros de quatro cilindros com 148 cv e aceleração 0-100 km/h em 8,8 segundos. A variante consegue alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h.

Híbridos, só no meio do ano que vem

Todas as versões estão equipadas com uma caixa de dupla embreagem de sete velocidades, com as variantes 220i e 223i sendo aquelas que poderão ser auxiliadas por um motor elétrico integrado na transmissão. Assim, ocorrendo uma contribuição em potência extra de 19 cv.

Dois carros BMW Série 2 nas cores branca e azul, lado a lado
(Imagem: Divulgação/BMW)

O BMW Série 2 já está disponível para encomenda na Europa, com preços começando em 35.600 Euros (hoje, por volta de R$ 227.013, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas) e as entregas aos consumidores iniciando em março de 2022. Os modelos híbridos plug-in vão contar com baterias de 14,9 kWh, que vão permitir uma autonomia elétrica até 80 km em ciclo WLTP. Eles devem chegar no segundo semestre do próximo ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.