A Canon apresentou nesta quarta-feira o EOS VR System, para a produção de vídeos em realidade virtual. O sistema conta com uma lente grande angular dupla, e mais um kit com dois programas de computador desenvolvidos para a criação dos vídeos.

O novo produto deve chegar aos consumidores até dezembro desse ano, e pelo menos por enquanto, só vai funcionar com a câmera EOS R5 da Canon.

publicidade

A vedete é a lente dupla de 5,2 mm com abertura F/2.8, que segundo a empresa é a primeira lente intercambiável que captura vídeos 180º em 3D estereoscópico para realidade virtual em um único sensor de imagens.

As imagens capturadas são convertidas em formato VR através de software. A qualidade também impressiona. Montando a lente em uma EOS R5, o kit produz imagens VR em 3D com ângulo de 180 graus usando a resolução 8K da câmera.

Mas isso, claro tem um preço: no exterior, a lente vai custar 2 mil dólares, cerca de 11 mil reais. Com um detalhe: a câmera não está incluída nesse valor, e custa mais 3.800 dolares, ou quase 21 mil reais nos Estados Unidos. E tem mais: o app EOS VR Utility e o plugin EOS VR para o Adobe Premiere Pro vão ter uma assinatura mensal de 5 dólares cada.

Por isso, mesmo com a curiosidade provocada pelo produto, ele está direcionado ao mercado profissional…

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!