Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) desenvolveram um robô bípede capaz de voar, andar de skate e até de slackline. Mas, o objetivo não passa nem perto de uma competição esportiva ou coisa parecida. 

Leo GIF

LEONARDO (sigla para LEgs ONdoARD drOne, que significa algo como “drone a bordo de pernas”) tem uma aparência estranha, que alguns julgam até como assustadora. Ele é, basicamente, a metade inferior de um robô humanoide com um drone na parte superior.

publicidade

De acordo com o site Futurism, o objetivo dos cientistas ao criarem LEO era testar novas formas de locomoção para robôs destinados a completar tarefas perigosas e explorar lugares difíceis de alcançar.

A equipe afirma que sua invenção poderia transportar equipamentos na superfície de outros mundos, incluindo Marte ou a lua de Saturno, Titã. “Nós nos inspiramos na natureza”, disse Soon-Jo Chung, autor do estudo publicado esta semana na revista Science Robotics. “Um comportamento complexo, porém intrigante, ocorre quando os pássaros se movem entre andar e voar”, acrescentou Chung. “Queríamos entender e aprender com isso”.

Leia mais:

Robô ainda receberá alguns ajustes

Um grande desafio para a equipe era conservar energia suficiente para permitir que o LEO voasse enquanto cobria alguma distância no solo.

“Com base nos tipos de obstáculos que precisa atravessar, LEO pode optar por andar ou voar, ou combinar os dois conforme necessário”, disse Patrick Spieler, coautor principal da pesquisa. “Além disso, ele é capaz de realizar manobras de locomoção incomuns que, mesmo em humanos, exigem domínio do equilíbrio, como andar em um slackline ou skate”.

LEO ainda não está em sua versão final. Segundo a equipe, eles ainda pretendem diminuir o peso do robô e aumentar o impulso de suas hélices para permitir que cubra áreas ainda maiores.

Atenção, entusiastas de teorias da conspiração: LEO não é um drone assassino do Apocalipse capaz de voar e correr a longas distâncias para nos alcançar. Ou será que é? 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!