Durante uma conferência com a Nasa, a SpaceX, de Elon Musk, confirmou que a missão tripulada Crew-3 está pronta para lançamento em 30 de outubro de 2021 — véspera do feriado de Halloween (Dia das Bruxas). Segundo a empresa, os testes finais já foram aprovados e os quatro astronautas a viajarem na missão em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) estão “ansiosos”.

Originalmente, o lançamento da Crew-3 estava marcado para 23 de outubro, sendo adiado para o dia 31 e, agora, antecipado em um dia. A espaçonave Crew Dragon sairá da Terra impulsionada por um foguete Falcon 9, do Centro de Voo Kennedy da Nasa, na Flórida. O voo está programado para as 3h43 (horário de Brasília).

publicidade

Leia também

Imagem mostra os quatro astronautas que voarão na próxima missão da SpaceX, chamada Crew-3
A tripulação da Crew-3, próxima missão tripulada da SpaceX em direção à Estação Espacial Internacional, vai conduzir experimentos científicos dentro da nave e quando chegarem à ISS (Imagem: Nasa/Divulgação)

“Essa é uma época empolgante para nós”, disse Kathy Leuders, administradora adjunta da Diretoria de Operações de Missões Espaciais da Nasa, durante a transmissão. “É um período bastante excitante no ecossistema da nossa Estação Espacial Internacional porque estamos nos aprontando para ampliar o uso da ISS em mais 10 anos”.

A missão Crew-3 enviará os astronautas Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron da Nasa; além o astronauta Matthias Maurer, da agência espacial europeia (ESA), para uma estadia de seis meses na ISS. Ela também levará suprimentos e equipamento para condução de experimentos científicos variados.

“Toda vez que lançamos uma missão de desenvolvimento científico, temos mais ou menos 300 estudos para serem conduzidos a bordo”, disse Joel Montalbano, o gerente do Programa da ISS na Nasa ao Space.com, no momento em que a transmissão foi aberta para perguntas de membros da imprensa americana. “Essa expedição não será diferente: ela terá experimentos que englobam vários campos da ciência e a utilização das coisas que produzimos, bem como o desenvolvimento tecnológico”.

A Crew-3 é a primeira missão tripulada a ser executada pela SpaceX depois do sucesso da Inspiration4, o primeiro voo comercial tripulado exclusivamente por pessoas da sociedade civil. Antes dela, outras três missões que usaram a nave da empresa de Elon Musk conduziram astronautas à ISS.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!