O drama ‘Cowboys’ chega para aluguel em diversas plataformas de streaming nesta sexta-feira (8), mas antes do lançamento, o Olhar Digital bateu um papo com a diretora e roteirista Anna Kerrigan e o ator Sasha Knight, um dos protagonistas do filme. Sasha tem 12 anos e é um garoto transexual, assim como Joe, personagem que interpreta no longa da Limelight Production.

Kerrigan chegou a ter mais de 80 atores mirins candidatos ao papel, até chegar em Sasha. Por não existirem tantos papéis para pessoas transexuais na indústria cinematográfica, eram poucos os atores representados por uma agência. Com candidatos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, a cineasta encontrou o jovem garotinho do Colorado.

Leia mais:

Antes de ‘Cowboys’, Sasha Knight não tinha experiência com atuação na frente das câmeras. Mas, com a ajuda da diretora, ele conseguiu se preparar bem para viver o personagem nas telas. E, claro, aproveitou um pouco da própria experiência por ser um garoto transexual de uma pequena cidade.

publicidade

Mas, mesmo com essa pequena similaridade, Sasha garante que é completamente diferente de Joe. “É engraçado. Nós somos completamente diferentes quanto à personalidade. De todos os personagens que já interpretei, Joe é o mais tímido e eu não sou nem um pouco assim”, disse, ao Olhar Digital. Apesar de fazer a estreia no cinema, o ator já tinha experiência no teatro.

Crítica: ‘Cowboys’ retrata amor incondicional de um pai por um filho

Agora no início da carreira, o ator mirim tem como inspiração o trabalho de River Phoenix, principalmente pelo trabalho em ‘Conta Comigo’ (1986). Em ‘Cowboys’, ele contracenou bastante com Steve Zahn (‘Clube de Compras Dallas’) e Jillian Bell (‘A Maratona de Brittany’), que interpretaram Troy e Sally, pai e mãe de Joe, respectivamente.

“Foi maravilhoso. Eles são muito simpáticos e pessoas incríveis, atores excelentes. Eles ajudaram muito na minha performance. Se eu fiz um grande trabalho, é porque eles me ajudaram a ser melhor”, disse Sasha. Ele também revelou sua cena favorita: quando Joe está com Troy em um rio. “Não sei porque, mas foi divertido gravar”, contou.

A diretora e roteirista, por sua vez, não conseguiu escolher uma cena favorita, já que cada uma lhe dava um motivo diferente. Por ter morado parte da infância em Montana, onde o filme se passa e foi gravado, Anna Kerrigan fica dividida entre momentos que foram bons de escrever e os que foram legais para gravar. “Eu amo as cenas entre Joe e Troy”, comentou.

A jornada da dupla formada por pai e filho foi, inclusive, a ideia inicial da diretora quando decidiu escrever o filme. Mas antes de chegar ao tema da transexualidade do garoto, ela já queria ter pai e filho explorando as paisagens de Montana em um cavalo, algo diferente do que ela costuma escrever.

“Precisava de algo a mais. Eu não ia escrever somente um filme de cowboy. Eu sabia que era um pai e um filho muito próximos, que se tratavam como amigos e estavam fora da lei em uma fuga. Então percebi que o pai tinha dificuldades com a saúde mental e o filho era transexual, os dois muito estigmatizados”, contou, durante a entrevista.

Cowboys - Sasha Knight e Steve Zahn
As paisagens de Montana serviram como pano de fundo do filme ‘Cowboys’. Imagem: Divulgação

As gravações aconteceram em 2019, quando Sasha tinha 10 anos. A maior parte foi realmente gravada em Montana, durante quatro semanas, apenas cinco dias por semana, totalizando 20 dias de gravação. Algumas cenas foram filmadas em Los Angeles no inverno do hemisfério norte daquele ano. Assim, Anna Kerrigan acabou tendo que fazer boa parte da pós-produção durante o isolamento por causa da pandemia da Covid-19.

O filme estreou no Festival de Tribeca, em 2020, com Anna Kerrigan recebendo o prêmio de Melhor Roteiro e Steve Zahn de Melhor Ator. Sasha Knight foi premiado no Outfest pela atuação. ‘Cowboys’ também recebeu o prêmio do júri em Newfest e da plateia no Festival de Nashville. Gene Back recebeu o BMI Award pela trilha.

Além de Sasha Knight, Steve Zahn e Jillian Bell, o elenco do filme conta com grandes nomes do cinema. Ann Dowd (‘The Handmaid’s Tale’), Chris Coy (‘The Walking Dead’), John Beasley (‘Uma Noite de Crime 2: Anarquia’) e John Reynolds (‘Stranger Things’) estão na película.

‘Cowboys’ pode ser comprado ou alugado a partir de sexta-feira (8), nas plataformas Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!