Um levantamento efetuado recentemente pela Relevo, uma empresa especializada em recrutamento no setor de tecnolgia, aponta que menos de 2% (1,6%) dos convites das empresas de TI são voltados para candidatos que possuem algum tipo de deficiência.

A pesquisa, que leva em conta o período entre os meses de janeiro a maio de 2021, revela que o segmento de tecnologia da informação enviou somente cerca de 300 convites para pessoas com deficiência.

Ilustração de um reunião
Estudo aponta que a falta de vagas no setor de tecnologia não é o problema. Imagem: Nadia Snopek/Shutterstock

Considerando a proporção entre brasileiros com deficiência, o número está muito abaixo da média. Ainda mais considerando que no último Censo promovido pelo IBGE, cerca de 24% da população (quase um quarto dos cidadãos) declarou ter algum tipo ou grau de deficiência.

Ainda segundo o estudo, o problema não é a falta de oportunidades em TI. Atualmente, o Brasil possui uma base composta por 24 mil empresas do setor, e são mais de 43 mil vagas em aberto no mercado.

publicidade

Leia mais:

Dentro desse pequeno montante, a carreira que mais se destacou na busca por pessoas com deficiência foi a de desenvolvedor, que responde por 79,4% dos convites.

Acompanhando essa tendência, as contratações também são maiores em desenvolvimento: 76,16% da fatia. Já o ramo de TI em sua totalidade, contratou 4,26% de pessoas com deficiência.

Por fim, o cofundador da Revelo, Lucas Mendes, ressalta a importância para o mercado de TI “investir na contratação desses profissionais”, já que isso também contribui para criar “uma sociedade mais justa e igualitária”.

Fonte: Telesíntese

IOS, Dell e Intel abrem curso gratuito de tecnologia para pessoas com deficiência

A meta do projeto é fomentar o emprego destinado a pessoas com deficiência, já que, segundo o último Censo, cerca de 9 milhões dos brasileiros que convivem com algum tipo de deficiência estão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Os números também indicam que menos da metade das vagas (48%) para deficientes estão ocupadas. A iniciativa é voltada para pessoas com deficiência acima de 16 anos. Para mais informações clique aqui.

Créditos da imagem principal: Halfpoint/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!