A fabricante japonesa Tetra Aviation anunciou o sucesso dos testes de voo do Mk-5, um eVTOL comercial multifunção com nada menos que 32 hélices nas asas e mais uma atrás. O veículo elétrico, exibido numa feira de transportes aéreos em Wisconsin, Estados Unidos, agora demonstrou suas primeiras decolagens e aterrissagens em uma zona rural na Califórnia, e já está recebendo ofertas para aquisição.

Longe da proposta de seus concorrentes “táxis aéreos”, o Mk-5 possui três versões, todas elas aeronaves de cabine única: a primeira, o SN2, é a versão controlada remotamente. As SN3 e SN4 são pilotáveis, sendo a última delas um modelo comercial com peças que prometem ser montadas em casa.

No teste, apenas o Mk-5 SN2 estava presente, decolando na frente de oficiais da Federal Aviation Administration para obter os certificados de autorização de voo. Segundo a Evtol.com, o teste da versão SN3 está previsto para ocorrer em breve, nos céus do Japão.

eVTOL Mk-5: cara de avião, voo de helicóptero

Pesando pouco mais de 567 kg, o Mk-5 parece mais um cruzamento entre um avião (ou vá lá, um ultraleve) e um helicóptero do que um eVTOL propriamente falando. Com um total de 33 hélices distribuídas na estrutura do biplano, apenas uma delas, na traseira, é responsável pelo empuxo no eixo horizontal. As outras 32, divididas em 8 eixos de rotor, sustentam a aeronave verticalmente.

publicidade
evtol de duas asas levantando voo em hangar no meio do mar
De capacidade para voos curtos, Evtol japonês deverá ter funções domésticas. (Imagem: Divulgação/Tetra Aviation)

Nos aspectos técnicos, a linha possui uma estrutura de alumínio e polímeros de liga de carbono. Sua autonomia vai de 76 km para o SN2 até 160 km para o SN4, e a velocidade máxima de cruzeiro, 108 km/h na versão não-tripulada. A versão comercial atingirá até 160 km/h.

Ao que tudo indica, a aeronave terá funcionalidades de uso doméstico, como transporte curto, irrigação de plantações e pesticidas rurais. Os primeiros modelos Mk-5 SN4 chegarão ao mercado no final de 2022.

Imagem: Divulgação/Tetra Aviation

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!