Contratada pela Força Aérea dos EUA em janeiro de 2019 para integração, teste e demonstração do caça AC-130J, a Lockheed Martin Advanced Product Solutions entregou, na última semana, uma arma a laser destinada a equipar a aeronave.

Chamada Airborne High Energy Laser (AHEL), a arma passará por testes de solo antes de ser incorporada ao caça – termo que se refere a aeronaves militares com armamento pesado para combate aéreo.

Leia mais:

“A conclusão desse marco é uma grande conquista para o nosso cliente”, disse Rick Cordaro, vice-presidente da Lockheed Martin. “Esses marcos de sucesso de missão são um testemunho de nossa parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos em alcançar avanços importantes no desenvolvimento de sistemas de armas a laser. Nossa tecnologia está pronta para o campo hoje”.

publicidade

Testes de voo estão programados pela Força Aérea americana para 2022

De acordo com o Defense Daily, ainda não está claro exatamente quando os testes de voo da arma da classe HELIOS (sigla em inglês para “Laser de Alta Energia e Ofuscador óptico e Vigilância Integrados”) de 60 quilowatts começarão, mas essa fase do projeto está programada para 2022.

Sediada em Bethesda, no estado americano de Maryland, a Lockheed Martin Corporation é uma empresa global de segurança e aeroespacial focada, principalmente, na pesquisa, projeto, desenvolvimento, fabricação, integração e sustentação de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.

Arma a laser está pronta para ser incorporada ao caça AC-130J AC-130J. Imagem: US Air Force

A notícia também chega depois que o exército americano anunciou que está desenvolvendo uma nova arma a laser poderosa, capaz de disparar rapidamente pulsos de vaporização de metal como uma metralhadora.

É uma discreta nova adição para o ramo de aviação das Forças Armadas dos EUA, permitindo que as aeronaves ataquem sem fazer barulho, podendo oferecer aos militares uma vantagem tática notável, se o sistema se mostrar funcional.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!