Olhando de relance pode até parecer um fantasma ou explosão de luz na linha do horizonte, só que a verdade é que um raro fenômeno conseguiu ser registrado da Estação Espacial Internacional. O astronauta da Agência Espacial Europeia e atual residente da ISS, Thomas Pesquet, compartilhou a imagem de um fenômeno luminoso raro emergindo na Europa.

O fenômeno raro pode ser chamado de um evento luminoso transitório e é causado ​​por raios atmosféricos superiores. O fato ocorreu no início de setembro deste ano e Pesquet postou no Twitter sobre isso esta semana, se referindo como “uma ocorrência muito rara”.

publicidade

A estação espacial está em uma ótima posição para estudar esse tipo de evento, que são descritos usando uma série de nomes fantásticos, como elfos, sprites e gigantes. Alguns fotógrafos são tão perspicazes que até já conseguiram capturá-los de mais perto.

“O que é fascinante sobre este raio é que apenas algumas décadas atrás eles foram observados de forma anedótica por pilotos e os cientistas não estavam convencidos de que realmente existissem”, comentou Pesquet no Flickr.

publicidade

A imagem do fenômeno luminoso de Pesquet também significa um único quadro de um lapso de tempo tirado da estação, mostrando como a curva da Terra e as luzes cintilantes da Europa se encontram.

Leia mais:

publicidade

Fonte: Cnet

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!