O estudante de robótica Ken Pillonel criou o primeiro protótipo de iPhone com conector USB-C, resultado de vários meses de trabalho, e registrou esse processo em um vídeo, que você pode assistir abaixo.

Protótipo foi criado como prova de conceito

O estudante de engenharia de robótica da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), Suíça, diz que o motivo para esse projeto foi simples, ele queria um iPhone com porta USB-C para uso próprio, sem esperar por um futuro lançamento da Apple.

publicidade

Ele conseguiu isso fazendo engenharia reversa em um conector Apple C94, e usando uma placa-mãe personalizada com uma entrada USB-C. O desafio dele era não só fazer o conector funcionar, mas também manter as velocidades de carregamento e transferência de dados.

Em maio, conseguiu criar o primeiro protótipo com uma bateria de iPhone que podia ser carregada via USB-C, e de lá para cá, fez vários testes para reduzir o tamanho e conseguir encaixar o conector dentro de um iPhone. Confira aqui como foi o primeiro e desajeitado protótipo em seu blog e no vídeo acima.

Leia também:

iPhone com USB-C pode ser o primeiro de muitos

A União Europeia, no mês passado, avisou que quer obrigar todos os fabricantes de smartphones a incluírem uma porta USB-C em seus dispositivos, mas a Apple pode burlar essa legislação lançando um iPhone exclusivamente carregado sem fios, algo que estaria nos planos da empresa desde pelo menos o ano passado, segundo um rumor.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!