A Tesla divulgou um vídeo bastante impressionante em que mostra vários testes de colisão. Os carros da montadora são conhecidos por serem bastante resistentes a batidas e até mesmo capotamentos, mantendo os ocupantes quase sempre seguros em acidentes.

Isso acontece porque a Tesla utiliza padrões mais altos do que os já rígidos exigidos pela indústria automotiva nos testes de colisão.

Para chegar a esse ponto, a empresa faz testes particulares como esses, que simulam impactos na parte lateral da frente do veículo, perto da porta do carro. Esse é um dos testes que não é cobrado pelos órgãos regulatórios dos Estados Unidos.

As imagens mostram com perfeição a deformação da carroceria e o acionamento dos airbags, que protegem todos os passageiros. O detalhe é que um sistema automatizado decide quais airbags devem ser acionados…

publicidade

A Tesla coletou também os dados de mais de um milhão de acidentes reais para preparar as simulações e otimizar o acionamento dos sistemas de segurança.

É possível, por exemplo, calibrar detalhes como a força aplicada no cinto de segurança para definir com precisão milimétrica o deslocamento dos passageiros para frente no caso de uma batida.

Chega a dar pena de ver tantos carros sendo destruídos, mas a segurança vale todo o investimento!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!