Harry Potter e a Pedra Filosofalfaz 20 anos em 2021 e, como parte das comemorações de aniversário, a revista britânica Total Film conversou com o diretor Chris Columbus sobre o lançamento que gerou uma franquia fenômeno de bilhões de dólares nas telonas – e até confirmou um surpreendente rumor de elenco: a lenda Robin Williams estava cogitada para interpretar o Professor Remo Lupin no terceiro filme, mas acabou sendo rejeitado.

Isso por conta do simples fato do ator ser estadunidense. De acordo com o cineasta, a Warner Bros. e toda a produção envolvida na adaptação dos livros de J. K. Rowling queriam manter ao máximo um grau de autenticidade. Uma das primeiras regras dadas às equipes por trás das câmeras nos longas, então, era que a série não escalaria nenhum nome não britânico.

publicidade

“Esse era o objetivo. Nenhum ator americano neste filme”, disse Columbus em entrevista, que também é nascido nos Estados Unidos (EUA). Diretor dos dois primeiros filmes de ‘Harry Potter’, ele afirmou que mesmo assim teve algumas conversas interessantes com atores e atrizes não britânicos, incluindo uma com Robin Williams – que, aparentemente, declarava gostar muito da obra e desejava interpretar Remo Lupin.

Robin Williams
O diretor de ‘Harry Potter’ revela que Robin Williams queria interpretar Lupin. Imagem: Kathy Hutchins / Shutterstock.com

“Tive uma conversa com Robin Williams, que queria interpretar Lupin,” explicou Columbus sobre o bate-papo com o ator e comediante que, infelizmente, veio a falecer em 2014, aos 63 anos. O encontro entre ele e o diretor aconteceu em meio às gravações de ‘Harry Potter e a Câmara Secreta’ (2002). “Foi muito difícil para mim dizer: ‘só posso escalar britânicos. Não há nada que eu possa fazer'”, lamentou sobre a rejeição. “[Penso no] que poderia ter sido…”.

publicidade

O papel de Lupin, eventualmente, foi para David Thewlis, que estreou na série de longas em 2004, durante os eventos de ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’, dirigido não por Columbus, mas por Alfonso Cuarón (‘Gravidade’). O ator foi tão marcante como o professor para o público que voltou a interpretar o personagem em outros quatro filmes da franquia.

Ainda à Total Film, o diretor também revelou que tinha dúvidas sobre se Alan Rickman iria querer interpretar o antipático Professor Snape depois de aparecer como o fantástico antagonista Hans Gruber em ‘Duro de Matar’ (1988). “Eu realmente não pensei que Alan faria isso depois de interpretar um vilão tão icônico”, declarou Columbus. “Não consigo imaginar ninguém interpretando Snape. E Alan foi o mais profissional possível”.

publicidade
lupin David Thewlis
Lupin foi interpretado por David Thewlis em ‘Harry Potter’. Imagem: Warner Bros/Divulgação

Para quem quer matar a saudade da franquia do jovem bruxo, todos os filmes de ‘Harry Potter’ estão atualmente disponíveis no HBO Max. A plataforma de streaming também contará com um especial envolvendo fãs em formato de FAQ (perguntas e respostas), dedicado a celebrar os 20 anos do primeiro filme da franquia.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!