O Google lançou nesta quinta-feira (14) o Google Wi-Fi, a primeira versão de seu roteador focado em redes mesh. Pequeno e discreto, o ponto de acesso para conexões sem fio dentro de casa promete até até 110 metros quadrados de cobertura e tem todas as funções controladas pelo app Home.

O Brasil não costuma ser um país muito lembrado pelo Google quando o assunto foca em seus hardware, já que nunca recebemos um modelo sequer da linha Pixel de smartphones e o Chromecast mais recente, com Google TV, nunca foi lançado no mercado nacional. Nesta semana, o gigante das buscas resolveu entregar para os brasileiros a sua primeira entrada no mundo dos roteadores, com o Google Wi-Fi.

publicidade

Leia também

Google Wi-Fi (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Google Wi-Fi (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

O modelo que chega ao país não é o Nest Wi-Fi lançado pela empresa internacionalmente em 2019, mas sim o modelo anterior e que foi apresentado ao mundo em dezembro de 2016 – quase cinco anos atrás. Mesmo com bastante tempo de vida, o Google Wi-Fi entrega uma quantidade bacana de recursos e faz o trabalho de montar uma rede mesh da forma mais simples possível.

O produto, quando acompanhado por outra unidade, pode criar uma rede mesh nos mesmos moldes que concorrentes já fazem. A ideia é de expandir a cobertura de um ponto de acesso ao adicionar outros Google Wi-Fi pelos cômodos, permitindo que o usuário trafegue entre cada um deles sem que o aparelho desconecte de um para passar a receber dados do outro. A troca é interna, passando a sensação de uma só rede sem fios.

Google Wi-Fi aposta no app Home

Como a rede Wi-Fi criada pelo Google Wi-Fi não é um recurso exclusivo deste produto, o gigante das buscas aposta suas fichas na forma como permite a configuração de todas as funções, além da instalação inicial.

App Google Home (Imagem: reprodução)
App Google Home (Imagem: reprodução)

Por aqui o usuário utiliza o app Home para Android e iPhone para tudo, seja configurar o primeiro ponto de acesso, adicionar outros roteadores Google Wi-Fi para montar a rede mesh, medir a velocidade da internet e a qualidade do sinal em cada local, configurar a segurança, filtrar acesso e até mesmo nomear cada dispositivo conectado em qualquer um dos gadgets.

Pelo app também é possível criar uma rede específica para visitas e os roteadores Google Wi-Fi realizam atualizações de segurança sem a necessidade de intervenção do usuário, basta apenas o patch estar disponível para que todo o processo aconteça de forma automática.

Quando e quanto?

O Google Wi-Fi já está disponível para compra no Brasil na cor branca e pode ser encontrado em redes varejistas. O preço sugerido para o roteador é de R$ 999 para uma única unidade e R$ 1.999 para levar um pacote com três pontos de acesso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!