Prevista para lançar mais uma missão importante no próximo final de semana, a Nasa manterá viva uma tradição longeva na exploração espacial: a sonda Lucy, que vai visitar oito asteroides troianos de Júpiter, levará consigo uma cápsula do tempo com mensagens para humanos no futuro.

Há, porém, uma mudança de público-alvo: normalmente, mensagens do tipo são direcionadas a hipotéticas civilizações alienígenas cuja descoberta possa nos estar reservada no futuro (ou elas nos descobrirem). Desta vez, porém, a agência espacial americana buscará lembrar as gerações posteriores do valor trazido pela exploração do espaço e a busca pelo conhecimento que advém disso.

“Essa cápsula do tempo contém mensagens de membros proeminentes de nossa sociedade: indivíduos que nos pediram para contemplarmos a condição humana bem como o nosso lugar no universo”, disse a Nasa por meio de um comunicado oficial. “Esses líderes e pensadores ofereceram palavras de aconselhamento, sabedoria, alegria e inspiração a todos aqueles que venham a ler essa placa em um futuro distante”.

A medida remete às sondas Pioneer 10 e 11, bem como as sondas Voyager 1 e 2: segundo a Nasa, cada uma delas tinha uma cápsula do tempo – placas com mensagens específicas – em suas respectivas missões.

As duas Voyager, inclusive, ainda estão trabalhando, nos enviando informações para análise mais de 40 anos após seus lançamentos – amba chegaram no que a Nasa chama de “espaço interestelar”, com a Voyager 1 a uma distância atual de 23.156.220.275 km de distância da Terra, enquanto a Voyager 2 segue a 19.204.827.725 km. Ambas devem “morrer” logo, contudo, haja vista que os recursos de energia vão aos poucos se esgotando – assim como aconteceu com as duas Pioneer anos atrás.

“Eu estava no Ensino Fundamental quando as Pioneers foram lançadas, e no Ensino Médio quando as Voyagers saíram, e eu me lembro bem de me sentir motivado e inspirado por aquelas cápsulas”, disse ao Space.com Hal Levinson, investigador chefe da missão Lucy. “As placas da Pioneer e da Voyager reduziram a distância entre a vida na Terra e a exploração da galáxia, especialmente considerando que elas levaram mensagens da humanidade para qualquer extraterrestre que cruzar seus caminhos”.

Para Levinson e a Nasa, a ideia da cápsula do tempo da sonda Lucy – que ficará dentro do nosso sistema solar – é a de que algum “arqueólogo estelar do futuro” possa descobrir a sonda e tentar imaginar como nós éramos e vivíamos.

A placa contém mensagens de diversas personalidades, ditas em vários pontos da nossa história, indo desde premiados do Nobel até artistas consagrados, como os quatro membros do grupo musical britânico Beatles (dos quais Paul McCartney e Ringo Starr seguem vivos, após as mortes de John Lennon e George Harrison). Inclusive, o nome da sonda Lucy deriva da canção “Lucy in the Sky with Diamonds”, um dos maiores sucessos da banda.

Na página oficial da Lucy, mantida pela Nasa, há uma lista das mensagens na cápsula do tempo, e a própria agência espacial listou algumas delas no vídeo especial que você viu mais acima.

A missão Lucy está prevista para lançamento no máximo até sábado, dia 16 de outubro de 2021.