Yusaku Maezawa, um bilionário japonês de 45 anos, fez uma lista de cem coisas que ele gostaria de fazer antes de morrer. Uma delas, viajar para o espaço, já pode ganhar seu “check” em breve.

Mas, diferentemente das viagens suborbitais proporcionadas pela Blue Origin (que levou, por exemplo, o ator William Shatner nesta semana) ou da Virgin Galactic (a primeira a realizar um voo espacial “turístico” neste ano), a experiência de Maezawa vai ainda mais além. Ele conhecerá nada menos do que a Estação Espacial Internacional (ISS).

O empresário bilionário japonês Yusaku Maezawa passará 12 dias na Estação Espacial Internacional. Imagem: Captura de tela YouTube

Assim como a atriz Yulia Peresild e o diretor de cinema Klim Shipenko, Maezawa viajará para a ISS em um foguete russo. Trata-se de uma estratégia da Roscosmos para aumentar suas credenciais de turismo espacial, uma área que está altamente competitiva nos últimos tempos.

Maezawa, que é o fundador do maior shopping online de moda do Japão e o 30º homem mais rico do país, de acordo com a Forbes, deve decolar junto com seu assistente do cosmódromo de Baikonur, alugado pela Rússia, no Cazaquistão, em dezembro. A viagem será conduzida pelo cosmonauta russo Alexander Misurkin.

publicidade

A tripulação de três pessoas de Maezawa viajará a bordo do foguete Soyuz, projetado pelos soviéticos, que durante décadas transportou astronautas de todo o mundo para a ISS.

Leia mais:

Visita à Estação Espacial Internacional será documentada e transmitida no YouTube

Sobre a ideia de passar 12 dias a bordo do laboratório orbital, o empresário diz estar bastante animado. “Quanto mais perto fica, mais animado eu fico. Não estou com medo ou preocupado”, disse ele. “Quero dizer a vocês que os sonhos se tornam realidade. Vá em direção à sua meta. Tudo depende de você”, acrescentou.

Maezawa planeja transmitir sua aventura para os mais de 720 mil inscritos em seu canal no YouTube. Seu vídeo mais recente, inclusive, mostra que ele já vem treinando para flutuar na ISS.

Ele será o primeiro turista espacial a viajar para a ISS com a agência espacial russa Roscosmos desde 2009, quando o canadense Guy Laliberte, cofundador do Cirque du Soleil, viajou para a estação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!