A Nasa quer manter viva uma tradição da história da exploração espacial: a sonda Lucy, que vai visitar oito asteroides troianos de Júpiter, vai carregar uma cápsula do tempo, com mensagens de personalidades que vão desde cientistas a músicos, como o beatle Ringo Starr. E uma curiosidade: o nome da sonda foi inspirado pela música “Lucy in the Sky with Diamonds”, um dos maiores sucessos da banda.

Mas dessa vez, essas mensagens não são direcionadas para comunidades alienígenas inteligentes que possam interceptar a sonda. O objetivo é que as gerações humanas do futuro tenham essa lembrança do valor trazido pela exploração do espaço e da busca pelo conhecimento.

A Lucy vai visitar mais asteroides que qualquer outro transporte espacial na história, e também vai quebrar outro recorde: viajar o mais longe do Sol que qualquer outra embarcação movida a energia solar na história.

Até hoje, cientistas de várias agências espaciais já catalogaram a existência de mais de sete mil asteroides troianos, mas a população total é tão grande que pode até mesmo igualar a do cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter.

publicidade

Segundo a Nasa, esses corpos primitivos trazem pistas essenciais para decifrarmos a história do sistema solar e podem até mesmo nos contar sobre a origem de materiais orgânicos e até mesmo da própria vida na Terra.

A sonda Lucy deve chegar a Júpiter até abril de 2025.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!