Na Espanha, está sendo testada uma faixa inteligente de pedestres, que contam com luzes LED e sensores para acender sempre que alguém estiver atravessando a rua, alertando os motoristas próximos e assim, possam evitar acidentes no trânsito.

A empresa Stepvial instalou 12 faixas de pedestres smart na província de Villanueva de la Serena, na cidade de Badajoz, Espanha. Confira como elas funcionam no vídeo abaixo, que mostra um carro parando para que os pedestres atravessem em segurança após ver o aviso luminoso.

A empresa diz que essa medida multiplica a segurança dos pedestres, quando comparada com o uso de tinta refletiva. Essas faixas inteligentes de pedestres são o SLI (Sistema LED inteligente), um sistema de sinalização que realmente tem o potencial de salvar vidas.

Leia mais:

publicidade

Outras faixas inteligentes de pedestres na Espanha

Além da Stepvial, outras empresas testam soluções parecidas na Espanha, como a Interlight, que instalou faixas com luzes LED em Ibiza. Em Madri também existem faixas inteligentes para aumentar a segurança dos pedestres e até mesmo de gatos, cachorros que estejam atravessando a rua, como conta o El País.

Uma cidade que ainda não conta com essas faixas é Plasencia, mas seu prefeito está buscando soluções para instalá-las. Fica aqui nossa torcida para que essa moda chegue ao Brasil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!