Embora pareça muito, a imagem abaixo não mostra o icônico personagem “Pac-Man”, dos videogames, devorando fantasminhas pelo universo. Na verdade, trata-se do objeto N 63A, uma supernova localizada na Grande Nuvem de Magalhães, que fica a cerca de 163 mil anos-luz de distância da Terra e cuja imagem foi capturada pelo telescópio espacial Hubble.

Leia também

publicidade

Supernovas são explosões violentas pelas quais as estrelas passam, representando o seu “canto do cisne” no espaço. Basicamente, elas podem ocorrer de duas formas: ou pela súbita re-ignição da fusão nuclear em uma estrela degenerada (como é o caso com estrelas chamadas “anãs brancas”); ou pelo colapso gravitacional repentino do núcleo de uma estrela massiva. Em ambos os casos, a explosão subsequente é da classe de várias massas solares e pode dar origem a uma estrela de nêutrons ou a um buraco negro.

Uma supernova parecida com o personagem "Pac-Man" dos videogames, registrada pelo Hubble
A supernova N 63A, registrada pelo telescópio espacial Hubble: explosão ocorreu a uma distância de 163 mil anos-luz da Terra (Imagem: Nasa/Divulgação)

A imagem acima, como dissemos, mostra os restos de uma supernova na Grande Nuvem de Magalhães. Essa região imediatamente vizinha da Via Láctea serve de moradia para várias nuvens formadoras de estrelas – ou “nebulosas” – e é tida pela Nasa como uma das galáxias da formação primária do Universo, nos permitindo estudos de como a vida começou. Estranhamente, uma galáxia com atividade tão intensa é consideravelmente menor que a nossa casa – com um diâmetro 10 vezes menor e aproximadamente 10 vezes menos estrelas.

publicidade

Segundo a Nasa, supernovas são conhecidas por desencadear eventos de formação planetária, uma vez que suas explosões são tão violentas que espalham diversos elementos necessários à criação de corpos celestes por várias áreas do espaço. No caso específico da N 63A, a Nasa argumenta que a supernova ainda é relativamente jovem, então ainda não atingiu todo o seu potencial de descarga de material.

Em outras palavras, em alguns milhões de anos, o “Pac-Man” ali em cima deve desaparecer, dando lugar a um novo show visual.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!