A Apple realiza nesta segunda-feira (18/10), às 14h de Brasília, mais um evento de lançamento. A apresentação deve contar com o lançamento do novo MacBook Pro, além de uma versão melhorada do Mac Mini, novos AirPods e a data de lançamento do macOS MonteRey. Confira abaixo tudo o que sabemos sobre os dispositivos:

MacBook Pro M1X

O grande destaque será a nova geração do Apple MacBook Pro. Disponível em versões de 14 e 16 polegadas, o dispositivo deve chegar ao mercado com aprimoramentos no hardware, um novo sistema de tela, corpo mais fino e com o retorno de alguns utilitários muito aguardados pelos usuários.

publicidade

De acordo com o analista da Bloomberg, Mark Gurman, o MacBook Pro utilizará uma nova versão do processador Apple M1X – versão aprimorada do M1 que também marcará o rompimento definitivo da empresa com a sua antiga parceira Intel.

Segundo o analista, o M1X chegará ao mercado em duas versões, ambas com 10 núcleos sendo oito dedicados para alto desempenho e dois núcleos de eficiência energética. A diferença, no entanto, estará na GPU dos dispositivos, sendo uma versão com 16 núcleos gráficos e a outra com 32.

Apesar da diferença, ambos os modelos são superiores ao M1 atual. Além disso, a nova geração de processadores suportará mais memória RAM que a atual, os modelos serão disponibilizados em versões de 32 GB e 64 GB.

Novos rumores fortalecem teoria que Apple lançará novos MacBook Pro com processadores M1X. Imagem: Nanain/Shutterstock
Imagem: Nanain/Shutterstock

Vale lembrar que os novos processadores da Apple são baseados em arquitetura ARM, a mesma utilizada em smartphones que garante a construção de um SoC (System on a Chip) em que todos os componentes do dispositivo são controlados por um único chipset, incluindo placas de conexão, GPU, CPUs etc.

Além de serem mais rápidos e eficientes, estes processadores garantem que o MacOs opere com a mesma linguagem de outros dispositivos da Apple, como o iPad e o iPhone, o que torna o sistema dos computadores praticamente integrado a experiência do iOS. Para a Apple isto é algo positivo, pois dá ao usuário a uma imersão maior em seu ecossistema.

Tela de mini-LED e carregamento MagSafe

Outro avanço no hardware do MacBook Pro são as telas. A Apple deve apresentar os novos displays com tecnologia mini-LED, a mesma utilizada nas telas de retina do novo iPad Pro. Além do desempenho energético, os novos displays devem aprimorar o brilho e cores do dispositivo.

O grande detalhe está nas resoluções dos aparelhos. Descobertas recentes nos betas do macOS Monterey indicaram que o MacBook Pro chegará ao mercado com resolução de 3024×1964 e 3456×2234. O novo formato de tela também pode incluir um notch similar ao do iPhone 12 na área da webcam. A câmera do MacBook Pro deve ter resolução de 1920x0180p e compatibilidade com os sensores Face ID, além de um microfone embutido de alta definição.

MacBook Pro com notch
Apple Pode adotar notch do iPhone em novo MacBook Pro Reprodução: 9 to 5 Mac

Além disso, assim como já acontece no iPhone, o carregamento do MacBook Pro voltará a utilizar a tecnologia MagSafe. O carregador deve se conectar magneticamente ao dispositivo e a sua velocidade de carregamento deve ser mais rápida que as versões anteriores.

De acordo com Mark Gurman, um informante da Apple teria revelado que a versão dos carregadores para laptops contará com um sistema de segurança que se desconecta do dispositivo rapidamente caso alguém tropece ou puxe o cabo.

Fim da Touch Bar e novas portas de conexão

Por fim, a Apple deve atender aos pedidos dos usuários eliminando a Touch Bar dos dispositivos e trazendo de volta slots para cartão SD e portas HDMI. Rumores sugerem que a Apple chegou até a cogitar o retorno da porta USB-A, mas preferiu manter as conexões do Tipo-C como únicas.

Visual ‘quadrado’

Por último, o Macbook Pro deve receber um visual repaginado, adotando bordas quadradas similares ao que vemos na geração atual do iPhone, iPad e Apple Watch. O senso estético sempre foi um dos pilares da Apple e a chegada dos novos modelos deve consagrar o visual como o padrão da nova geração de dispositivos.

Leia mais:

Mac Mini

A Apple ainda deve aproveitar o evento para lançar um novo modelo do Mac Mini. A versão compacta do iMac – que é uma das favoritas entre desenvolvedores e profissionais de criação -também deve adotar ao processador M1X. De acordo com o leaker Jon Prosser, o dispositivo passou por um redesign do chassi e também ganhará portas adicionais, sendo quatro Thuderbolt 3, duas portas USB-A, conexão ethernet e HDMI. O dispositivo também adotará ao sistema de carregamento MagSafe.

Novo Mac Mini pode ser lançado nesta segunda-feira (18). Imagem: Jon Prosser/Reprodução
Novo Mac Mini pode ser lançado nesta segunda-feira (18). Imagem: Jon Prosser/Reprodução

MacOS MonteRey

A chegada do M1X também deve oficializar o sistema macOS MonteRey que além de aumentar a integração dos aparelhos deve apresentar uma nova versão do navegador Safari, compatibilidade com Face ID entre outros recursos.

AirPods 3

Os rumores também sugerem que a Apple deva lançar a terceira geração dos AirPods ainda este ano. Os acessórios podem adotar um design semelhante ao AirPods Pro, com hastes mais curtas e um design de orelha mais arredondado, mas sem pontas substituíveis.

De acordo com o leaker Ming-Chi Kuo, a Apple pode manter os AirPods 2 no mercado com valor mais barato, dando aos consumidores uma linha versátil com formatos diferentes. Algo muito próximo da estratégia de mercado adotada pela Samsung.

Ainda de acordo com o leaker, os novos acessórios não contarão com cancelamento de ruído ativo ANC, apenas com o sistema Dolby Atmos e som espacial.

Assista ao evento online

O evento da Apple será transmitido nas páginas oficiais da empresa nas redes sociais e no YouTube a partir das 14h de Brasília. Você também pode conferir análises com a cobertura completa em tempo real no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!