Uma patente da Ford, registrada na Alemanha e nos Estados Unidos, descreve um escapamento retrátil capaz de melhorar o desempenho dos veículos quando em situação off-road. A ideia consiste em um sistema móvel do dispositivo ao estilo telescópio, baseado em uma estrutura de rolamentos e engrenagens.

De acordo com os documentos, o tubo de escape retrátil encolheria para alcançar um tamanho de até cinco polegadas quando fosse necessário e voltaria ao seu tamanho normal quando o veículo voltasse para a estrada. Caberia ao motorista acionar de dentro do automóvel a hora do escapamento retrair.

Escapamento encolhido não é esmagado

Em alguns modelos, a ponta do escapamento pode ser o fator limitante para situações de escalada ou na hora de enfrentar trilhas, já que o tubo de escape pode ser esmagado durante as manobras. Em geral, a maioria dos veículos tem um ângulo de aproximação maior do que o ângulo de saída.

Ou seja, embora o motorista consiga subir facilmente em uma inclinação sem danificar a frente do automóvel, a traseira costuma arranhar. Consequentemente, o tubo de escape é uma área que costuma ser arranhada, comprimida ou deformada. Muitas vezes, ficando totalmente danificada.

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Ilustração da patente detalhando um veículo e sua parte de escapamento
Imagem: Reprodução/PatentGuru

A Ford enxerga que um escapamento retrátil pode ser uma forma de oferecer aos seus veículos uma possibilidade de melhorarem seu potencial off-road neste ângulo de saída. Sua patente descreve um sistema de rolamentos lineares conectados (um módulo de retração da ponta de escapamento, ou ETRM), que vão do sistema de escapamento fixo do veículo ao tubo de escape móvel.

O ETRM é configurado para ter um atuador, em que um motor elétrico (acionado pelo motorista) pode controlar a engrenagem, movendo os eixos de extensão do tubo por meio de um sistema de cremalheira e pinhão. “Como resultado, um movimento para trás ou para frente dos eixos de extensão pode ocorrer, de modo que a ponta do escapamento retrai ou se estende para uma posição padrão”.

Basicamente, em uma situação off-road, a ponta do escapamento seria acionada para dentro. Quando o veículo voltasse para a estrada, o sistema a empurraria de volta para fora. Tudo relativamente bem simples.

Sistema retrátil do escapamento na patente da Ford
Imagem: Reprodução/PatentGuru

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A patente foi registrada pela Ford em abril do ano passado e foi publicada no começo deste mês de outubro. Os documentos dão conta que o escapamento retrátil pode ser implementado em uma variedade de veículos, sendo mencionados especificamente “picapes, SUVs, vans, sedans, [hatchbacks], [coupes] e assim por diante”.

Um escapamento retrátil pode ser visto como uma maneira de melhorar a capacidade de deslocamento, mesmo que apenas alguns graus, sem redesenhar o veículo inteiro. Projetar tubos de escape mais curtos e pular mecânicas extras poderia ser uma opção, entretanto, a estética das pontas de escapamento brilhantes dos veículos não deixa de ser muito importante. Resta saber se a ideia da patente é econômica e inovadora o suficiente para fazer a produção.

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