Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia do Profissional de TI. A data homenageia os funcionários que atuam na área das tecnologias da informação —  os profissionais de informática também celebram o Dia da Informática no dia 15 de agosto, data do surgimento do primeiro computador produzido em larga escala.

Na indústria, essa é uma área essencial. Hoje, são inúmeros processos que podem ser otimizados ou até automatizados com o auxílio de especialistas em TI. Seja como programadores, engenheiros de softwares, administradores de banco de dados, o segmento nunca esteve tão em evidência.

publicidade

Um levantamento realizado em julho deste ano pela Revelo reforça esse cenário: as contratações com foco em TI nos primeiros meses de 2021 somaram 95,6% do total registrado em 2019.

Quais são as habilidades que um profissional de TI deve desenvolver?
Imagem: Roman Samborskyi/Shutterstock

Pensando nisso, muitas empresas buscam se destacar neste mercado concorrido adotando a estratégia de investir em profissionais diferenciados — vale dizer que o Brasil é considerado um dos países com os melhores programadores, ficando na 38ª colocação no ranking de 50 do último levantamento realizado pela HackerRank.

Sendo assim, preparamos um conteúdo especial com habilidades que um profissional ou estudante de TI deve desenvolver para se destacar. A boa notícia é que você não precisa entrar na faculdade para colocá-las em prática.

Saiba se comunicar

Um profissional de TI geralmente trabalha em conjunto com outras pessoas da área. Sendo assim, como em qualquer profissão, se expressar de forma clara, seja falando ou escrevendo, é uma ‘soft skill’ essencial para interagir com o seu chefe e outros colaboradores.

Algumas habilidades que também estão em evidência, além da boa comunicação interpessoal, são: empatia, persuasão, criatividade, comunicação e organização.

Seja proativo

O mercado de trabalho é movido pela inovação, algo que se destaca ainda mais no setor de TI. Logo, seja proativo, ou seja, busque trabalhar para tentar prevenir ou contornar os problemas antes que eles apareçam.

Leia mais:

Procure inovar

Lembra da inovação? Pois bem, um bom especialista em TI, está sempre em busca de novidades que podem trazer ganhos para uma empresa.

Uma dica é procurar ler, se manter atualizado, além de construir um bom networking. Dessa forma, sua caminhada será menos dura com o passar dos anos.

Já deu para perceber que a busca pelo conhecimento é um fator-chave nessa área. Por isso, tenha em mente que quem entra de cabeça em TI, também deve adotar uma rotina contínua de estudos.

No fim, busque sempre aprender, já que em TI novas tecnologias surgem a todo momento. Entender quais estão em destaque no mercado ajuda a estar sempre um passo à frente dos concorrentes.

Tenha domínio de inglês

Outra dica é aprender inglês o quanto antes. O domínio da língua faz uma diferença e tanto na área de tecnologia da informação. O inglês fluente também pode permitir que um profissional possa se candidatar para vagas de emprego no exterior.

Créditos da imagem principal: Elle Aon/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!