Pela primeira vez desde a criação do veículo, a SpaceX disparou os motores da Starship SN20, o primeiro protótipo orbital de sua nave espacial, em um teste rápido de ignição executado na noite da última segunda-feira (18).

Leia também

O teste foi relativamente rápido e sem muito alarde, provavelmente no intuito de testar a velocidade de ignição dos propulsores Raptor, seis dos quais estarão acoplados à nave e a impulsionarão até a órbita da Terra durante a execução de seus voos oficiais.

A Starship SN20 é o protótipo mais atual da Starship, que está em desenvolvimento desde meados de 2009. Segundo a SpaceX, esse será o modelo a executar o primeiro voo orbital. A Nasa, a agência espacial norte-americana, tem um acordo com a SpaceX para condução de missões tripuladas e não tripuladas do Projeto Artemis, que levará o homem de volta à Lua, usando a Starship.

publicidade

A plataforma de lançamento Starship consiste da nave homônima e do foguete Super Heavy. Entre os dois veículos, 35 motores Raptor de propulsão estarão acoplados. Desde agosto, a SpaceX vem conduzindo testes nos três pilares – a nave, o foguete e os propulsores – a fim de assegurar que todo o conjunto esteja em pleno funcionamento.

Embora não confirmado pela empresa, o teste do dia 18 provavelmente foi relacionado ao primeiro estágio do ciclo de combustão, chamado de “preburner”, que aquece e mistura os propelentes, oxigênio e metano líquido, no motor. Pense nele como um primeiro “tiro”, com alguns segundos a mais de duração.

Depois dele, provavelmente virá o teste de ignição estática, quando o sistema de propulsão é brevemente acionado por inteiro, porém com a espaçonave presa ao solo.

Somente após isso é que a Starship SN20 estará pronta para voo. Protótipos anteriores executaram – entre sucessos e fracassos – vários testes de altitude, mas o modelo SN20 será o primeiro a chegar à órbita da Terra. Entretanto, ainda não há uma data certa para que esse teste completo aconteça. A SpaceX gostaria que isso ocorresse até o final de 2021, mas dezembro está cada vez mais próximo, e a janela de tempo da empresa se fecha a cada dia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!