Medicina e Saúde

Entidades lançam curso online e gratuito sobre Aids e HIV para profissionais de saúde

20/10/21 12h08
Imagem mostra quatro mãos, umas em cima das outras, com as palmas para cima também, segurando uma fita vermelha que é símbolo do combate ao vírus HIV causador da Aids

Crédito: Shutterstock

Para conscientizar e evitar discriminação, um curso online e gratuito sobre diversos conhecimentos relacionados com a Aids e o vírus HIV está sendo lançado para profissionais de saúde. A iniciativa é um movimento da Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

O conteúdo começa a ser disponibilizado nesta quarta-feira (2). Apesar de ser liberado para qualquer pessoa, o curso é voltado para profissionais de saúde, ou que atuem diretamente com a atenção a pessoas vivendo com HIV.

Aids e HIV

Os organizadores explicam que contaram com a ajuda de pesquisadores, ativistas da área, organizações sociais, artistas e pessoas envolvidas com o tema para que o conteúdo pudesse ser bastante abrangente.

O curso é totalmente online e vai estar disponível na íntegra. Além disso, como é bastante abrangente, cada participante vai poder organizar seu ritmo de aprendizagem.

“Os conteúdos estão distribuídos em janelas temáticas, que abrangem tópicos como as estratégias de resposta ao HIV/Aaids nos âmbitos global e nacional, neste caso destacando a importância da mobilização comunitária e das organizações da sociedade civil. Há espaço para a atualização sobre aspectos teóricos e conceituais que ajudam a ter um entendimento da interseccionalidade dos determinantes sociais em saúde, questões sobre saúde sexual e reprodutiva, vulnerabilização e violência”, diz a descrição.

Leia mais!

“Neste sentido, acreditamos que a educação, o acesso à informação baseada em evidências e o uso de uma linguagem não estigmatizante são elementos fundamentais para contribuir com profissionais de saúde para que possam prestar um serviço zero discriminação e aproximem os serviços de saúde de populações-chave e pessoas vivendo com HIV. Estamos muitos felizes em oferecer este curso à comunidade em parceria com a Abrasco”, diz Claudia Velasquez, representante e diretora do Unaids no Brasil, no anúncio.

Para ter acesso, basta cadastrar-se na plataforma aqui e responder a um questionário de perfil sociodemográfico.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags