Como o impacto da pandemia na saúde mental só aumenta e prevalece afetando as pessoas, os psicólogos relatam um grande crescimento na demanda por tratamento de ansiedade e depressão em comparação com o ano passado, de acordo com uma nova pesquisa da American Psychological Association (APA).

Muitos psicólogos também disseram que aumentaram a carga de trabalho e as listas de espera mais longas do que antes da pandemia. “À medida que mais pessoas procuram tratamento para problemas de saúde mental, as demandas por psicólogos aumentam”, disse Arthur C. Evans Jr., CEO da APA.

Mais de 8 em cada 10 psicólogos que tratam de transtornos de ansiedade disseram ter visto um aumento na procura por tratamento de ansiedade desde o início da pandemia causada pela Covid-19. Ademais, a demanda por tratamento de depressão também está alta, já que 72% dos profissionais que tratam de transtornos depressivos afirmando ter notado um aumento, em comparação com 60% em 2020.

Outras áreas de tratamento com maior demanda incluem transtornos de sono-vigília, transtornos obsessivo-compulsivos e relacionados , e transtornos relacionados ao uso de substâncias e dependência, revelou a pesquisa.

publicidade

Leia mais:

Com isso, neste ano, o número de psicólogos que relatou ter recebido mais referências quase dobrou em relação ao ano passado (de 37% em 2020 para 62% neste ano). Sendo assim, quase 7 em cada 10 psicólogos com uma lista de espera falaram que ela havia crescido desde o início da pandemia. 

Com os indicadores sugerindo que muitos psicólogos estão trabalhando na capacidade ou além dela, mais de 4 em cada 10 relataram ser incapazes de atender à demanda de tratamento e 46% disseram que se sentiam esgotados.

“Esses números destacam o que dizemos desde os primeiros dias da pandemia – estamos enfrentando um tsunami de saúde mental “, disse Evans. De acordo com ele, “precisamos continuar apoiando o tratamento e devemos investir em triagem, prevenção e intervenções inovadoras para expandir o acesso a vários níveis de atendimento”.

Além disso, 96% dos psicólogos disseram que o atendimento virtual durante a pandemia comprovou a eficácia como ferramenta terapêutica e 93% afirmaram que pretendem continuar oferecendo esse serviço como opção.

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!