A aurora austral vista do espaço é um espetáculo! Esse video compartilhado pelos astronautas da estação espacial internacional mostra um ângulo novo para observar o fenômeno, livre das distorções causadas pela atmosfera. A incrível exibição de luzes verdes aconteceu por cima do Oceano Índico, entre a Nova Zelândia e a Antártica.

E quando as luzes verdes vão embora, o show fica por conta das estrelas!

Logo depois, o brilho do nascimento do sol no horizonte completa o quadro.

As auroras austral ocorrem quando partículas carregadas do Sol fluem ao longo das linhas do campo magnético da Terra.

publicidade

Essas partículas, que são os ventos solares, são desviadas para os pólos do nosso planeta, onde interagem com a atmosfera e descarregam energia na forma de luz.

O Sol está quase no início de um ciclo solar que dura cerca de 11 anos. Cada ciclo tem um ponto máximo de atividade solar, que se manifesta como erupções solares e ejeções de massa coronal, que podem causar auroras bem mais intensas.

Mas o fenômeno pode representar um perigo real para os astronautas, por conta da radiação. A Nasa tem protocolos pare eles se protegerem contra efeitos nocivos de eventos de radiação em órbita, que podem estar associados a doenças como o câncer.

A agência também investiga quais seriam os efeitos da exposição de astronautas em voos espaciais futuros, como para Marte, por exemplo.

Mas em uma coisa todo mundo mundo concorda: as imagens são lindas!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!