Não foi com pouco estardalhaço que Elon Musk anunciou a abertura (para em breve) de sua Gigafactory 4 (Gigafábrica) em Grünheide, cidade a 45 km de Berlim. Ele chegou até mesmo a fazer uma pequena oktoberfest para trazer seus fãs. Mas ele celebrou prematuramente: os planos possivelmente serão adiados. Pela segunda vez neste ano.

Um processo de licitação foi adiado pelo ministério regional do meio ambiente, da província de Brandemburgo, para que os cidadãos locais possam participar de uma consulta pública e manifestarem suas possíveis objeções contra a fábrica.

publicidade

A consulta já havia acontecido, na verdade – razão para Musk ter acreditado que estava quase lá. Mas foi contestada por entidades ambientalistas alegando que os cidadãos não foram avisados com antecedência o suficiente que a consulta seria online.

Pendência jurídica contra Gigafábrica

“Uma vez que, na ausência precedentes, é difícil avaliar que opinião jurídica os tribunais administrativos de Brandemburgo adotariam em caso de ação judicial, a autoridade licenciadora decidiu repetir a consulta online no procedimento de controle de emissões para a fábrica de veículos por razões de segurança jurídica “, afirma a nota do judiciário alemão.

publicidade

As manifestações dadas na primeira rodada serão mantidas, e a nova consulta será aberta aos que se expressaram da primeira vez, mas não ficaram satisfeitos com a resposta do governo alemão ou da Tesla. A consulta deve ocorrer entre 2 e 22 de novembro, colocando em sério risco a possibilidade que os primeiros veículos saiam da Gigafábrica ainda neste ano, como planejado.

A Tesla, em resposta, afirmou que mantém seu plano: começar ainda este ano e escalar a produção ano que vem. A produção na Gigafábrica deve começar pelo atual mais vendido, o SUV Model Y, e partir para o novo Roadster, finalmente chegando, enfim, à aguardada Cybertruck.

publicidade

Via Reuters

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!