O ator Alec Baldwin usou as redes sociais para se pronunciar oficialmente, pela primeira vez, sobre o acidente ocorrido nesta quinta-feira (21) nos sets de filmagens de ‘Rust’, que resultou na morte da diretora de fotografia do longa, a cineasta Halyna Hutchins. Ele reforçou seu “choque e tristeza” em relação ao incidente e garantiu que está cooperando com as investigações.

Hutchins foi vítima de um disparo acidental de uma arma cenográfica empunhada por Baldwin durante as gravações do filme no Novo México (EUA). O tiro que causou a morte da cineasta também feriu o diretor da produção, Joel Souza, que chegou a ser internado, mas já foi liberado.

Leia mais:

“Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada. Estou cooperando plenamente com a investigação policial para tratar de como ocorreu essa tragédia e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”, escreveu o ator em sua conta no Twitter.

publicidade

Baldwin, que mais cedo chegou a apagar da sua conta no Instagram uma foto em que aparecia no set de ‘Rust’ com a camisa suja de sangue cenográfico, foi visto em prantos no set de filmagem e libertado sem acusações após interrogatório. Investigadores criminais foram chamados à cena no Rancho Bonanza Creek, situado nos arredores de Santa Fé, para periciar o local.

Hutchins, de 42 anos, foi atingida na região do abdômen e transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde resistiu por alguns momentos antes de falecer. Já Souza, 48 anos, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, onde recebeu tratamento de emergência para os ferimentos e teve alta.

Roteirista e diretor Joel Souza comparece à exibição de 'Crown Vic' em Nova York no Village East Cinema, em 2019. Imagem: Ron Adar/Shutterstock
Roteirista e diretor Joel Souza foi ferido pelo disparo, mas já teve alta do hospital. Imagem: Ron Adar/Shutterstock

A cinegrafista ucraniana morava em Los Angeles, mas nasceu e cresceu em base militar soviética dentro do Círculo Polar Ártico, de acordo com o site profissional dela. Formada em jornalismo internacional pela Universidade Nacional de Kiev, capital do país, Halyna trabalhou como repórter investigativa em produções documentais britânicas por toda a Europa durante alguns anos antes de migrar a carreira para a fotografia e a indústria cinematográfica.

Recentemente, a revista American Cinematographer chegou a nomear Hutchins como uma “estrela em ascensão” no ano de 2019. O trabalho mais conhecido dela era no filme de super-heróis independente de 2020, ‘Arqui-inimigo’. A última postagem feita por ela no Instagram, na terça-feira (19), mostrava a rotina de gravações de ‘Rust’ no Novo México. Ela publicou um vídeo em que exaltava os cavalos e a possibilidade de trabalhar perto deles. “Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga :)”, escreveu na legenda.

Halyna Hutchins, cineasta morta após tiro disparado por Alec Baldwin. Imagem: Instagram/Reprodução

Rust Movie Productions LLC, a entidade de produção por trás do filme, também divulgou um comunicado oficial dizendo que o elenco e a equipe estão “devastados” e que a empresa está cooperando totalmente com a investigação.

“Todo o elenco e equipe foram absolutamente devastados pela tragédia de hoje, e enviamos nossas mais profundas condolências à família e entes queridos de Halyna”, disse a empresa. “Paramos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação do Departamento de Polícia de Santa Fé. Estaremos fornecendo serviços de aconselhamento a todos os ligados ao filme enquanto trabalhamos para processar este terrível evento”.

‘Rust’ foi anunciado em maio de 2020, com a confirmação da entrada de Alec Baldwin como ator e produtor. O filme começou a ser gravado em outubro de 2021, logo após Travis Fimmel, Brady Noon, Frances Fisher e Jensen Ackles confirmarem os nomes no elenco. A previsão de lançamento, segundo informações, estava para o fim de 2022.

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!