Ir para o barzinho com os amigos ou para uma balada sempre foi sinônimo de acabar conhecendo pessoas novas. Porém, a pandemia de Covid-19 acabou dificultando este processo, já que foi necessário manter o isolamento social para se proteger da doença.

Sem a possibilidade de conhecer novas pessoas fisicamente, os brasileiros voltaram a utilizar uma plataforma que estava meio em desuso no país: o Omegle, que voltou ser ‘febre’ no país em agosto de 2020.

publicidade

O sucesso foi tamanho que, de acordo com o Google Trends, as buscas pela plataforma em 2020 foram as maiores, desde o seu lançamento em 2009. Os números superaram até os primeiros anos de popularidade da ferramenta, entre 2014 e 2016.

Você conhece o Omegle? Entenda como funciona a plataforma para conhecer novas pessoas de todo o mundo. Imagem: Sharaf Maksumov/Shutterstock

Umas das atitudes que motivou o retorno do Omegle aos holofotes foi o TikTok. Diversos criadores de conteúdo da rede social de vídeos rápidos passaram a compartilhar as interações com desconhecidos. Alguns influenciadores ganharam popularidade pelos momentos engraçados durante as conversas em vídeo.

publicidade

Como funciona o Omegle?

Apesar de conectar usuários de todo o mundo, o funcionamento da plataforma é o mais simples possível, tanto que não é necessário nem criar um perfil. Basta entrar no site oficial do Omegle, selecionar o idioma que deseja falar e qual será a forma de conversa: texto ou vídeo.

A ferramenta também possibilita que os usuários selecionem temas específicos, para facilitar a conexão com desconhecidos que se interessem pelos mesmos assuntos.

publicidade

Porém, se você se conectar com alguém que o papo não fluiu, basta clicar no botão para trocar o usuário e você será direcionado para uma nova sala de bate-papo.

Leia também!

publicidade

Importante!

A facilidade de conexão no Omegle leva muitos usuários a utilizarem a plataforma para fins sexuais. Por isso, a rede social salienta que é necessário ter mais de 18 anos para conversar on-line, ou ter mais 13 anos de idade e sempre utilizar com acompanhado de pais ou responsáveis.

O Omegle ressalta que o intuito da ferramenta não é esse e informa que todas as conversas são monitoradas com o intuito de repelir conteúdos pornográficos e ilegais.

Caso queira utilizar a plataforma, fique atento com quem conversa e lembre-se de não compartilhar informações pessoais com desconhecidos como, por exemplo, número de telefone e endereço, ou outras informações sigilosas.

Crédito da imagem principal: Sdx15/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!