Pela primeira vez na história, um veículo elétrico atingiu a primeira posição nas vendas na Europa: o Tesla Model 3 superou (e com ampla vantagem) o Renault Clio como o mais vendido.

São 24.591 unidades do Model 3 em setembro, contra 18.264 do Clio; Dacia Sandero, que já foi o mais vendido, está em terceiro, com 17.988. Os números são da consultoria comercial Jato Dynamics.

Não apenas é a primeira vez em que um elétrico se torna o mais vendido da Europa, como também a primeira vez em que um carro importado é o mais vendido na Eruopa. No total, a Tesla hoje tem 2,6% do mercado de veículos europeu.

Em termos de elétricos puros, a Tesla tem 24% do mercado, à frente da nativa Volkswagen com 22%, seguida pela Stellantis, com 13%, e Hyundai, com menos de 11%.

publicidade

O mais vendido deve continuar a ser elétrico?

Isso pode indicar uma tendência mundial? O próprio caso do continente mostra o quão rápido as coisas podem avançar: atualmente, 23% dos veículos zero km vendidos na Europa são elétricos puros ou híbridos. E é um aumento explosivo: em 2020, a proporção era metade disso.

Veículos de baixa emissão cresceram 44% em setembro, enquanto os a diesel caíram 51%. Antes da pandemia, vendia-se 10,3 carros a diesel para cada elétrico. Hoje, apenas 1,3.

Há uma política continental para favorecer os elétricos em termos de impostos. O que aqui no Brasil ainda é o oposto: elétrico paga mais.

A notícia vem durante uma época de demanda reprimida: o mercado Europeu diminuiu 25% em relação ao ano anterior, em grande parte por causa da crise dos chips.

Via AM Online

Leia mais: