O Facebook anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento de uma nova iniciativa para as marcas que anunciam nas redes sociais da empresa. O objetivo é estimular as empresas a colocarem mais diversidade dentro de suas campanhas de marketing.

Para ilustrar a iniciativa, o Facebook lançou uma campanha com a bailarina brasileira Ingrid Silva, que é negra, narrando um texto sobre diversidade. Apesar de ser mais direcionada para as empresas, a fim de fomentar negócios, o Facebook defende que a campanha é “para todos”.

publicidade

Ads for Equality

Imagem de campanha do Facebook
Facebook quer maior diversidade de raça, gênero e idade nas campanhas. Crédito: Facebook/Divulgação

Em nota, o Facebook declarou que a campanha é mais um passo de um movimento bastante amplo, lançado junto à indústria da publicidade, que já vem desde 2018. Há três anos, a rede lançou o “Ads for Equality”, que oferece recursos e ferramentas para aumentar a representatividade na publicidade.

“É nossa responsabilidade seguir estimulando essa reflexão com os atores do mercado para juntos provocarmos uma mudança intencional”, declarou a diretora de marketing e negócios do Facebook para a América Latina, Debora Nitta.

publicidade

Brasileiros sub representados na propaganda

Em uma pesquisa realizada pelo braço de pesquisas de marketing da empresa, o Facebook IQ, 76% dos brasileiros entrevistados disseram não se sentir representados pela publicidade. Porém, 49% disse dar preferência para empresas que mostram valorizar a diversidade em suas campanhas.

Leia mais:

publicidade

O primeiro filme da campanha tem 30 segundos e será o primeiro de uma série, em que os demais têm 15 segundos de duração cada um. Trata-se de uma campanha mundial com uma espécie de manifesto. Em cada idioma, o texto foi narrado por uma pessoa diferente.

Campanha para o Brasil

Para o Brasil, a escolhida foi a bailarina Ingrid Silva, que faz parte da companhia de dança Dance Theater of Harlem, de Nova York, nos Estados Unidos. A brasileira estampou a capa da edição brasileira da revista Vogue, em novembro de 2020, quando estava grávida.

publicidade

Além dos novos filmes, o Facebook também fez uma grande reformulação no site da campanha Ads for Equality, que ganhou pesquisas sobre diversidade e inclusão. A página também ganhou histórias com cases de sucesso de marcas que aumentaram a diversidade em suas campanhas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!